Início Artigos Consumidor 60+ Moradia assistida para idosos. Tema ganha debate !

Moradia assistida para idosos. Tema ganha debate !

0

O envelhecimento acelerado da população brasileira e a busca por moradias mais seguras, confortáveis e integradas vêm impulsionando o mercado de sênior living no País. Embora ainda pouco conhecido — apenas 7% dos brasileiros compreendem plenamente o conceito, segundo pesquisa realizada em 2023 —, o setor desperta interesse crescente, especialmente entre públicos de maior poder aquisitivo. Esse movimento motivou não só a realização de um estudo dedicado ao tema, mas também a criação de eventos específicos para quem já atua ou deseja entrar nesse mercado.

No centro dessa agenda está o Senior Living Meeting, fórum de debates organizado pela Caio Calfat Real Estate Consulting e pela Senior Lab, que reunirá investidores, incorporadores, arquitetos, operadores e prestadores de serviços para discutir o futuro e as oportunidades desse segmento em duas edições. No dia 3 de setembro, o encontro será realizado dentro da Geronto Fair, em Gramado (RS), e no dia 28 de outubro, é parte da programação da Expo Longevidade, em São Paulo (SP). “Cada decisão, do projeto físico ao modelo de operação, impacta diretamente no sucesso do empreendimento, o que nos motivou a reunir diferentes perfis profissionais para oferecer um panorama completo e interligado”, afirma Martin Henkel, CEO da Senior Lab.

A grade de palestras foi cuidadosamente construída para entregar uma visão 360° do negócio, reunindo especialistas que abordarão desde estudos de viabilidade e inteligência de mercado até arquitetura, design de interiores, operação hoteleira, cuidados médicos, gestão assistencial e marketing. O conteúdo também contempla temas estratégicos como financiamento, legislação, treinamento de equipes e construção de marca.

Caio Calfat e Martin Henkel estão entre os palestrantes confirmados, assim como Flávia Ranieri, arquiteta e criadora de uma linha especial e mobiliário funcional para o público 60+; Daniel Giacchieri e Luciana Zuffo, sócios-fundadores do Grupo São Pietro e administrador da bandeira São Pietro Sênior, primeira dedicada à operação de Senior Living no Brasil; Norton Mello, engenheiro, CEO da Bioeng Projetos e autor do primeiro livro que trata das especificações técnicas para o senior living publicado no Brasil; Jéssica Gomes, enfermeira especializada em cuidados com idosos; e Virgínio Olsen, médico e chefe do serviço de Geriatria Santa Casa de Porto Alegre. Tanto em Gramado quanto em São Paulo, o fórum será encerrado em uma mesa-redonda com a participação de todos os palestrantes e interação com a plateia.

 

Derrubando preconceitos

Mais que apresentar soluções e cases, o Senior Living Meeting busca também mudar percepções, já que o conceito difere de modelos tradicionais como as ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) ao oferecer mais liberdade, áreas de convivência e privacidade, aliadas a serviços assistenciais e de hotelaria. “O asilo é um lugar para morrer; o senior living é um lugar para viver”, resume Caio Calfat, CEO da Caio Calfal Real Estate Consulting e um dos maiores especialistas do mercado turístico e imobiliário do Brasil.

Caio Calfat acrescenta que é preciso vencer a resistência de famílias e até de profissionais de saúde para mostrar que a qualidade de vida e a independência que esses empreendimentos oferecem é fundamental para ampliar o mercado. “É urgente desmistificar a ideia de que o conceito se resume a ‘casas de repouso’ e apresentar ao mercado o real propósito desses empreendimentos: que têm arquitetura acessível, atividades, serviços de saúde e estímulo constante à convivência social e independência dos moradores”, diz.

Ele lembra, ainda, da importância de direcionar a comunicação tanto aos potenciais moradores como também à chamada “geração sanduíche”, ou seja, os filhos que dividem seu tempo e recursos entre a carreira, os próprios filhos e os cuidados necessários para lidar com o envelhecimento dos pais. Dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que quase 6 milhões de idosos residem sozinhos no país, o maior porcentual entre todas as faixas etárias, o que traz preocupações em relação à manutenção da saúde e qualidade de vida.

Após o sucesso da primeira edição do fórum, que reuniu 150 participantes na Serra Gaúcha, em 2018, os organizadores já vislumbram levar o evento para outros estados, acompanhando o avanço do segmento. “Estamos atentos às oportunidades para expandir o debate e contribuir para o amadurecimento desse setor no Brasil”, conclui Henkel.

 

Panorama nacional das residências sênior

A pesquisa realizada em 2023 pela Brain Inteligência Estratégica em parceria com a Caio Calfat Real Estate Consulting mostra que o potencial de negócio é inversamente proporcional ao conhecimento da população sobre o sênior living, com mais de um terço (37%) dos entrevistados afirmando ter interesse em viver ou investir em empreendimentos desse perfil. O declínio da saúde (50%) e a dependência de cuidadores (26%) estão entre as principais preocupações com o avanço da idade.

Os dados revelam um público concentrado nas faixas de maior poder aquisitivo, disposto a investir entre R$ 4,7 mil e R$ 12,3 mil mensais para viver em residenciais planejados. Apesar de 55% dos entrevistados afirmarem que preferem adaptar a própria residência, 33% consideram mudar-se para outro imóvel e 12% cogitam morar em uma instituição especializada, com foco na longevidade, segurança, acessibilidade, sociabilidade e em serviços integrados para manutenção da autonomia.

Consolidado em países como Estados Unidos, Japão e Austrália, o senior living vem ganhando tração no Brasil. Nas quatro capitais analisadas pelo estudo — São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza — foi constatada a existência de pouco mais de 2,3 mil leitos formais, frente a um universo de 42 mil instituições de longa permanência cadastradas, das quais apenas 15 mil são regularizadas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile