Vai viajar para o exterior? Fique atenta para os costumes locais

Na Itália, pedir um cappuccino depois das 11h é considerado quase como uma ofensa! Lá, essa bebida é específica para o café da manhã ? e pedi-la em outros horários pode soar estranho e até mesmo desrespeitoso, para os italianos.

Segundo a tradição local, o leite dificulta a digestão e não combina com refeições mais pesadas. Por isso, depois do almoço, a preferência nacional é o café expresso.

Esse é um dos muitos costumes curiosos que podem surpreender quem viaja ou trabalha fora do Brasil. No livro “O mundo é seu: negócio fechado!” (DVS Editora), a especialista em cultura internacional Natália Mondelli apresenta gafes culturais comuns e oferece dicas práticas sobre como se adaptar a diferentes contextos com inteligência e respeito.

Morando há mais de 15 anos em Basel, na Suíça, presidente do Grupo Mondelli de Educação, fundadora da ONG Empowering Women for Integration e CEO da B-Long Businesse School, escola de capacitação para empreendedores brasileiros globais, a autora fundamenta as lições da obra a partir de vivências em mais de 80 países.

De reuniões na Usina de Itaipu até conferências em Zurique, passando por experiências marcantes na África, Ásia, Oriente Médio, Europa e América, ela compartilha histórias reais, casos curiosos e aprendizados que mostram como a adaptação às diferentes culturas é o segredo entre o sucesso e o fracasso nas negociações internacionais.

Natália detalha como hábitos, códigos de conduta, formas de comunicação e até mesmo o tempo de pausa durante uma conversa podem carregar significados distintos em diferentes lugares. Passando por todos os continentes, a empresária relata as situações cômicas e de aprendizado que viveu ao redor do mundo, como deixar um inglês horrorizado ao oferecer açúcar para o chá, receber um feedback honestamente brutal na Holanda, as tentativas de decifrar o “talvez” dos filipinos e a bronca por misturar a comida no prato durante uma refeição na Venezuela.

Esses exemplos ajudam o leitor a entender como evitar os “micos culturais” e a transformá-los em oportunidades de aprendizagem e conexão. Seja para entrevistas de emprego, transações comerciais, participações em eventos ou conversas informais, as orientações de Mondelli reforçam que valorizar as especificidades de cada povo é uma forma de construir confiança, fortalecer parcerias e criar soluções mais criativas e sustentáveis.

Ao longo das páginas, a especialista aprofunda os contrastes marcantes percebidos entre as nações na hora de fechar um negócio. Em países como Cabo Verde, Jordânia e territórios asiáticos, a confiança e o relacionamento interpessoal antecedem qualquer contrato ou proposta. Essa visão desafia o imediatismo e a objetividade típicos de culturas mais orientadas a resultados, como os Estados Unidos e a Alemanha. Para a empresária, adaptar-se a essa dinâmica, que muitas vezes exige paciência, escuta ativa e flexibilidade, é um exercício de empatia e inteligência cultural.

Outros temas abordados no lançamento são a influência da cultura da inovação e da tecnologia nos negócios internacionais, a linguagem corporal como ferramenta silenciosa de comunicação e o uso estratégico do humor. A autora também analisa como culinária, rituais à mesa e traduções literais mal interpretadas podem impactar acordos comerciais, além de abordar tópicos urgentes como negociações remotas, sustentabilidade e responsabilidade social. Com escrita marcada pela empatia e humanidade, o título reflete a trajetória de coragem, curiosidade e paixão de uma brasileira que vive, estuda, empreende e negocia no mundo real.

Mais do que um guia técnico, O mundo é seu: negócio fechado! é um chamado à adaptabilidade. Mondelli incentiva o abandono da postura de “sabe-tudo” e o uso do “crachá da humildade”, como ela mesma descreve. Ela convida a rir dos próprios erros e reconhecer que o caminho para o sucesso global passa, invariavelmente, por escuta ativa, respeito profundo e sensibilidade intercultural. Uma leitura obrigatória para empreendedores que sonham alto, profissionais de comércio exterior, Recursos Humanos e T&D, líderes corporativos, executivos de multinacionais, consultores, diplomatas, investidores e interessados em relações internacionais.

Ficha técnica

Título: O Mundo é Seu: negócio fechado! – Expanda, negocie e conquiste o mundo: um guia prático para fechar negócios e usar as diferenças culturais a seu favor em 65 países
Autoria: Natália Mondelli
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556951515
Páginas: 304
Preço: R$ 89,00
Onde encontrar: Amazon e principais livrarias do país

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1462 POSTS

Colunas

No Frio Também se Bebe Água

Ter sede no Verão é uma sensação normal. Mas,...

Lipedema – Doença feminina atinge uma a cada 10 mulheres brasileiras

Neste artigo quero falar um pouquinho sobre o Lipedema,...

É alergia ou resfriado? Sintomas confundem e levam a erros no tratamento durante o inverno

Especialista ensina como identificar sinais de alergias respiratórias e...

Artigos populares

“Passos”, uma peça para se inspirar

A montagem conta a história de Aurélio, que sempre...

Turquia, um destino para mergulhar na história das civilizações

Da Capadócia às águas de Pamukkale, passando por Istambul,...

Direitos e deveres de anfitriões e hóspedes em plataformas de aluguel temporário

Com novas regulamentações em análise, entender as responsabilidades de...

5 mil vagas em cursos gratuitos na USP para os 60+

A Universidade de São Paulo (USP) abriu nesta segunda-feira (21)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui