Pesquisa da Avast revela como os consumidores estão vulneráveis a golpes nesta temporada de festas de fim de ano, com preocupações elevadas sobre fraudes.
Embora a Black Friday tenha se tornado um momento aguardado pelos caçadores de ofertas, também é um período arriscado para os consumidores. A Avast, líder global em segurança digital e privacidade e parte da Gen (NASDAQ: GEN), divulga novos resultados de sua pesquisa que mostra que cerca de três em cada quatro brasileiros (72%) estão preocupados em serem vítimas de crimes cibernéticos, e mais de dois terços (69%) temem que parentes idosos possam cair em golpes por e-mail ou SMS oferecendo promoções falsas de fim de ano. Com a maioria planejando comprar no ambiente online, a vigilância é essencial.
Medo de golpes na temporada de fim de ano
A temporada de festas de fim de ano é agitada – encontros, viagens, preparativos em casa e compras podem levar a decisões apressadas no universo digital.
Os dados da Avast mostram que os brasileiros reconhecem os riscos – 68% estão preocupados em serem enganados durante compras na Black Friday ou Cyber Monday, 61% se preocupam com golpes que usam inteligência artificial (IA), e 86% afirmam que gostariam de saber como se proteger melhor para não cair em fraudes de fim de ano.
Riscos maiores durante a temporada de festas
Com a compra de presentes para a família, o orçamento pode ficar apertado. No Brasil, 63% dizem que seus hábitos de compra mudam durante o período festivo, 64% afirmam que compram algo imediatamente quando veem uma ótima oferta online, e 43% dizem que às vezes gastam mais do que podem em presentes de tecnologia.
Mais de um terço (35%) dos brasileiros afirmam já ter sido alvo de golpes em temporadas anteriores de festas; entre os que foram alvo, 65% caíram no golpe. Quase todas as vítimas (91%) perderam dinheiro, com perda média de R$ 2.018,08 e maior prejuízo relatado de 200 mil reais.
O presente da cibersegurança
Para evitar cair nas armadilhas de cibercriminosos durante a Black Friday ou na temporada de festas de fim de ano – e para ajudar nossos familiares idosos que podem estar em risco – os especialistas da Avast recomendam que os consumidores fiquem atentos a sinais específicos e adotem hábitos simples:
- Sempre verifique a confiabilidade de um site antes de comprar: a Avast recomenda usar plataformas oficiais, conhecidas e seguras (com “https” no início da URL). Plataformas confiáveis geralmente apresentam avaliações autenticadas de clientes (no Google ou outros sites de avaliações – reviews).
- Desconfie de ofertas boas demais para serem verdade: golpistas frequentemente usam produtos falsificados ou ofertas irresistíveis para levar usuários a clicar em links suspeitos. Se a oferta parece boa demais e a fonte é desconhecida, é melhor não arriscar.
- Fique atento a mensagens suspeitas: nunca clique em links enviados por e-mails ou SMS inesperados, mesmo que pareçam vir de serviços de entrega. Se houver realmente uma entrega prevista, rastreie o pacote diretamente no site do vendedor.
- Reforce a segurança das suas contas: para garantir a segurança das contas (e-mail, bancos e outras), especialistas recomendam usar senhas únicas e complexas, além de habilitar a autenticação em duas etapas.
- Denuncie golpes às autoridades: consumidores brasileiros podem reportar denúncias às autoridades oficiais locais especializadas em cibercrimes.
- Utilize uma solução confiável de cibersegurança: ferramentas como o Avast Free Antivirus, incluindo sua proteção contra golpes baseada em IA, o Scam Guardian, podem detectar e bloquear sites fraudulentos e tentativas de phishing, enviando alertas quando uma ameaça é identificada. O Scam Guardian também está disponível no Avast Mobile Security.
Metodologia
O estudo foi conduzido online no Brasil pela Dynata a pedido da Gen, entre 31 de julho e 12 de agosto de 2025, com 1.000 adultos com 18 anos ou mais. Os dados foram ponderados, quando necessário, por idade, gênero e região, para serem representativos nacionalmente.



