Um dia após celebrar “102 anos e meio” com uma foto no Instagram em que aparece com bolas de aniversário, a lendária Iris Apfel morreu nesta sexta-feira (1º) em sua casa em Palm Beach, na Florida, de causas naturais segundo comunicado postado nas redes sociais.
Influenciadora veterana que se referia a si própria como “geriatric starlet” (estrela geriátrica) Apfel tornou-se um ícone pop com seu estilo marcado por roupas extravagantes, óculos enormes de armações pesadas, batom vermelho brilhante, cabelos brancos bem curtinhos e profusão de bijuterias coloridas.
Mas ela não era apenas exótica. Era também uma mulher de negócios, tendo feito consultoria para a decoração da Casa Branca sob seis presidentes americanos e criado diversas linhas de produtos com seu nome, em parcerias com grandes marcas.
Nascida em Nova York em 1921, Iris Apfel compartilhava a vida profissional de designer de interiores com o marido, Carl, que morreu em 2015 aos 100 anos.
Formada em história da arte, ela se especializou em tecidos antigos e era proprietária de uma empresa têxtil, Old World Weavers, com o marido.
A empresa fazia obras de restauração e decoração de ambientes sofisticados, incluindo os projetos na Casa Branca e residências de famosos como Estée Lauder e Greta Garbo.
Iris Apfel consagrada no Metropolitam Museum
O estilo marcante de Iris Apfel foi projetado para o mundo quando o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, organizou uma exposição sobre ela chamada Rara Avis – palavra latina para ave rara.
Apfel era personagem frequente na capa de revistas como Vogue, e suas fotos eram destaque em coberturas de eventos de entretenimento.
Ela tinha mais de 3 milhões de seguidores no Instagram, e isso ajudou no sucesso de seus projetos.
Em 2022, uma linha da rede de moda H&M que contou com a sua colaboração, incluindo roupas, bijuterias e sapatos em cores vivas, esgotou em minutos.
Em um dos vídeos postados no Twitter, em julho de 2023, ela deu um conselho:
“Fique velho, mas não fique chato. Nunca deixe de ser você e se divertir. Seja ”selvagem’.
Fonte: Redação Mediatalks