Por Patricia de Campos
Um passeio interessante é conhecer a eclusa de Barra Bonita. A cidade fica a 270Km da capital paulista, com boa infraestrutura hoteleira e conhecida como a “cidade simpatia” e como a “cidade do pijama”, esse último título se deve ao número de confecções que existem no município…e que são vendidos a preço de fábrica no Centro de Artesanato.
Localiza a beira do Rio Tietê, uma verdadeira estrada de água, com muitos peixes, onde grandes embarcações trazem de Goiás grãos para exportação.
O rio, que nasce em Salesópolis (SP), atravessa São Paulo, onde suas águas perdem “vida” por causa da poluição, mas no seu percurso de 1.100Km consegue se recuperar, desaguando no Rio Paraná.
Em Barra Bonita, devido as corredeiras e cachoeiras em e vários trechos do rio originalmente, foi construída a hidrelétrica (1960), onde foi necessária a construção da eclusa (1973) – uma das primeiras da América do Sul – para a possibilidade de navegação.
O passeio de barco é feito em grandes embarcações, que duram de uma hora e meia a três horas e meia, passando por uma fazenda que foi pousada do século XIX, do Imperador Dom Pedro II, seguindo para a eclusa, com desnível de vinte e seis metros da barragem.
Entrar na eclusa é bastante assustador – como se entrar em um corredor fechado – com enormes paredões laterais formados por pedras negras, onde no final estruturas imensas de aço selam a saíde.
Barco amarrado nas laterais em estruturas nas paredes que vão subindo lentamente e com som metálico, enquanto a água vai entrando no “corredor fechado” lentamente, até a altura da usina, chegando a trinta metros – o mesmo que um edifício de dez andares.
Ainda mais assustador, é quando a grande comporta se abre para continuar a navegação de poucos minutos, para retornar ao processo e chegar de novo ao Rio Tietê.
Pode-se escolher fazer o passeio incluindo ou não o almoço, servido em regime de self-service, com pratos simples, mas muito saborosos.
Os barcos saem sempre aos finais de semana e os valores variam entre R$70,00 e R$ 170,00 e os ingressos podem ser comprados nos quiosques na orla do rio.