Início Gastronomia Primavera das flores comestíveis

Primavera das flores comestíveis

0

A primavera é conhecida como a “estação das flores”, uma das mais bonitas do ano. Época onde as novas folhagens se abrem e proporcionam belas paisagens em campos, jardins e parques em todo o país. Além disso, as temperaturas mais amenas são ideais para o plantio de hortaliças e flores de diversos tipos e espécies. Mas, você sabia que nem só de beleza vivem as flores?

Algumas espécies, além de extremamente bonitas, têm conquistado cada vez mais espaço nas cozinhas do mundo todo, adicionando cor e sabor nos mais diversos tipos de pratos e receitas. Além de visualmente atrativas, essas flores fornecem ainda uma gama de benefícios para a saúde e são facilmente cultivadas em casa.

Para trazer esse conhecimento, Amanda Inoue, coordenadora de pesquisa e produção da ISLA Sementes, empresa brasileira com maior variedade de sementes de hortaliças, flores, ervas e temperos do Brasil, apresenta uma seleção especial de flores que podem compor uma refeição ao mesmo tempo bela e nutritiva e serem facilmente cultivadas na sua horta ou jardim.

Tipos de flores comestíveis
As flores comestíveis são comumente utilizadas em diferentes receitas na culinária, trazendo beleza, sabor e leveza a uma variedade de pratos. São muito utilizadas em saladas, bolos, farinhas, chás e até mesmo sendo cristalizada para criar enfeites comestíveis.

Crisântemo Carinatum Sortido – Cultivado há muitos anos, principalmente nos países asiáticos. É utilizado para a composição de chás benéficos para a pele, os olhos, fígado, entre outros órgãos.

Amor-perfeito – Espécie é delicada e, por possuir um sabor levemente adocicado, compõe sobremesas, saladas e sucos. Além disso, graças a sua suavidade, é uma ótima opção entre flores comestíveis para bolos e tortas.

Cravo – Uma das espécies mais utilizadas para a composição e decoração de saladas e bolos. Suas pétalas possuem um sabor levemente picante.

Flor de abóbora – Uma das flores comestíveis mais populares. Dotada de grande beleza e sabor pode ser frita, refogada ou mesmo ingerida crua, dependendo da receita.

Como cultivar flores comestíveis? 
Cultivar flores em casa não é uma tarefa difícil. O segredo está em escolher as espécies certas e que se adaptem melhor ao clima e ambiente de cultivo da sua residência. Grande parte dessas espécies preferem exposição ao sol e um solo bem úmido; contudo, evite o excesso de água para evitar que as raízes apodreçam. Ao invés de químicos, opte por métodos orgânicos de cultivo e controle natural de pragas como colocar plantas repelentes próximas às suas flores comestíveis.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile