Primeira educadora da Vila de Baixio foi homenageada pela comunidade, que agradeceu a dedicação e relembrou a inspiração da mulher que ainda guia gerações. Instituto VOAR apoiou a organização das comemorações.
A comunidade de Baixio (BA), reuniu-se para uma celebração profundamente emocionante: os 100 anos de professora Beatriz, uma sábia mulher que dedicou sua vida a educar e transformar a comunidade, mesmo diante de adversidades ao longo de gerações no litoral norte da Bahia. Reconhecida por décadas de dedicação à educação, ela foi a primeira professora da Vila de Baixio, deixando um legado de aprendizado e inspiração.
Quando chegou à Vila de Baixio, a professora Beatriz encontrou um lugar sem água encanada, sem luz elétrica e com pouca estrutura. Apesar disso, armada apenas com sua fé e sua crença no poder da educação, ela abraçou a missão de ensinar não apenas as crianças, mas também as famílias, ajudando-as a viverem de forma mais harmoniosa.
“Quando eu cheguei aqui, eu visitava casa por casa para ver a situação de cada um, ensinando que um tinha de valorizar o outro e não apontar os defeitos. Se via alguém brigando ou discutindo, chamava os dois e mostrava que aquilo não trazia nada de bom. Ensinava a compreender uns aos outros e a buscar a paz. Éramos pobres, mas éramos família”, relembrou a professora, que entre seu legado está a luta para a construção da escola de Baixio”.
Com sua voz tranquila, deixou uma marca que o tempo não apaga. Sempre seguia os ensinamentos de Deus para guiar a todos. “Eu só fazia tudo por prazer no meu coração Nunca pedi nada em troca; fazia tudo de coração”.
Por amor às pessoas e ao futuro que ajudou a construir, sua vida é um testemunho de que amor, fé e educação podem transformar não apenas indivíduos, mas toda uma comunidade. Assim, no último sábado, foi a vez da comunidade retribuir a esse legado, com uma missão de ação de graças na igreja da Vila de Baixio e homenagens para mostrar à professora Beatriz que os laços criados por ela resistem ao tempo.
Durante a cerimônia, a igreja ficou lotada, refletindo o respeito e o carinho que a comunidade tem pela aniversariante. A missa em ação de graças reuniu familiares, amigos e antigos alunos para celebrar a vida e a trajetória de uma mulher que contribuiu significativamente para o desenvolvimento educacional e humano da comunidade.
Momentos de emoção marcaram a celebração, com homenagens que destacaram o impacto transformador que professora Beatriz teve na vida de tantas pessoas.
Após a missa, os participantes compartilharam um momento de confraternização, com a presença da professora Beatriz, que, emocionada, agradeceu a todos pelo carinho e lembrou momentos marcantes de sua jornada como educadora e até cantou o hino da escola, composto por ela.
A celebração dos 100 anos da professora Beatriz foi uma demonstração de que seu legado permanece vivo, sendo celebrado não apenas pela família, mas por toda a comunidade que ela ajudou a formar.