Ao todo, foram analisados 876 municípios brasileiros, quase o dobro da primeira edição em 2017, onde foram 498 cidades pesquisadas.
Mais de 20 indicadores foram reunidos como critérios nos grupos: economia, saúde e socioambiental.
Entre as variáveis estão a mortalidade por causas não naturais, leitos hospitalares e cobertura vacinal, aprendizado contínuo entre idosos e a representatividade da população de idosos.
Confira o top 10 melhores cidades.
- São Caetano do Sul – A cidade despontou no quesito saúde. 8° lugar no número de leitos hospitalares e a 2° maior no número de procedimentos hospitalares realizados. Além disso, São Caetano dispõe de uma alta população de idosos, que são beneficiados com diversos programas municipais focados na socialização.
- Vitória (ES) – 1° lugar entre as cidades com a maior expectativa de vida aos 60 anos. A ilha também se destacou na saúde, com o 3° lugar em menor número de óbitos de idosos por doenças infecciosas e parasitárias.
- Santos (SP) – Destaque na economia, devido a sediar um dos maiores portos do Brasil. A cidade litorânea também teve bons índices na capacidade de consumo de idosos. É a maior população 60+ em todos o país.
- Florianópolis (SC) – O destaque foi a quantidade de hospitais com afiliação à escolas médias, o que pode ser muito benéfico para quando idosos precisam de algum serviço de saúde. Os índices socioambientais da cidade também foram altos.
- Curitiba (PR) – O município tem uma série de políticas públicas para pessoas idosas. Também registrou um percentual maior que a média nacional de população com mais de 60 anos. Além disso, os índices ambientais e econômicos ajudaram a cidade a conseguir um lugar no top 10.
- Botucatu (SP) – Entre as variáveis que chamaram a atenção na cidade, estão os de saúde e socioambiental. Quando o assunto é saúde, a cidade teve uma nota incrível: 80 pontos! No município, uma pesquisa já mostrou que os idosos estão fortemente satisfeitos com o acesso à saúde oferecido pela região.
- Jundiaí (SP) – Jundiaí é outra cidade do estado de SP que ficou no top 10. A saúde foi destaque nas notas do município, que tem vários programas focados nessa população. Entre eles, a Semana da Pessoa Idosa, repleta de atividades e palestras focadas na terceira idade.
- Balneário Camboriú (SC) – A cidade recebeu ótimos índices para o desenvolvimento socioambiental. A saúde também ficou com bons números, sendo uma região que foca muito na cultura e lazer para pessoas idosas.
- Londrina (PR) – Ganhou destque no ranking devido aos números positivos com relação à saúde e um envelhecimento mais saudável das pessoas idosas. As ações socioambientais da região também foram positivas, pontuando mais que a média no país.
- Marília (SP) – Com 71 pontos, a cidade dispõe de ótimos serviços em habitação, bem-estar, cultura e saúde quando os índices estão voltados para a população idosa. Além disso, a cidade apresentou uma capacidade positiva em atender essa população em relação a necessidades básicas.