As cores e as formas do tapete de Corpus Christi já se transformaram em uma tradição brasileira que atrai fiéis e viajantes do país inteiro aos principais “palcos” do espetáculo.
O tapete de Corpus Christi faz parte da cultura e tradição católica, vinda do período colonial, e está presente em todo o país. A data é comemorada exatamente 60 dias após a Páscoa, em uma quinta-feira de meados de junho, as ruas de algumas cidades brasileiras se transformam em um imenso tapete de Corpus Christi para celebrar o Corpo e o Sangue de Cristo.
Montados pelos fiéis na virada da noite anterior ao feriado de Corpus Christi, os temas são sempre ligados a eucaristia, e feitos com pó de café, areia e serragem coloridas, cal, flores e outros materiais.
Os tapetes confeccionados são para enfeitar o caminho por onde o “corpo de Cristo” vai passar em procissão. Os fiéis só podem pisar sobre os tapetes depois da passagem do padre, que leva a hóstia e abençoa o trajeto.
De Norte a Sul do Brasil é possível encontrar cidades que levam essa tradição bastante a sério e já se tornaram destinos turísticos famosos neste feriado.
Veja os locais em que você pode conhecer a beleza desses tapetes durante o dia do feriado de Corpus Christi, que esse ano será dia 08 de junho.
Ceará – Fortaleza
Espírito Santo – Castelo
Minas Gerais – Ouro Preto, Sabará, Mariana
Goiás – Pirenópolis e Goiânia
São Paulo – Embu das Artes, Matão, Itapecerica da Serra, Santana do Paraíba, Atibaia
Paraná – Curitiba
Rio de Janeiro – Paraty e São Gonçalo
Santa Catarina – Timbó