A Universidade de São Paulo, USP, abre inscrições para as atividades do segundo semestre de 2016 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Em sua 45ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campus do interior, traz 4.300 vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados devem ter mais de 60 anos e não precisam ter vínculo com a universidade.
Para o Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, professor Marcelo Roméro, este programa é de suma importância como atividade de extensão, pois atinge dois públicos: “Ao mesmo tempo que abre as portas da USP para um grande contingente de pessoas da terceira idade, também oferece uma oportunidade de intercâmbio para os alunos e professores que já estão inseridos neste universo”, explica.
Roméro ressalta, ainda, o caráter inclusivo da iniciativa: “Com milhares de opções gratuitas e em diversas regiões de São Paulo, é grande o número de participantes que começaram a trabalhar muito jovens e somente a essa altura da vida tem a oportunidade de contato com o estudo e o ambiente acadêmico”, completa.
Jornalismo Esportivo – a pauta além do futebol; Educação, Meio Ambiente e Sociedade; Empreendedorismo e criação de modelos de negócios e Comunicação Digital e as Novas Mídias são algumas das 483 atividades disponíveis para inscrição em todos os campi da USP nesse semestre. Algumas disciplinas exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Todas as informações sobre as atividades podem ser obtidas no site, pelo link. O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e é realizada pelo Núcleo de Direitos da USP.