O Mercado Municipal Paulistano, o Mercadão, recebe, de 22 de agosto a 19 de setembro, no Espaço de Gastronomia e Cultura, a exposição “Jovem Guarda: A Arte do Grafite”, em celebração aos 60 anos do movimento que revolucionou a música jovem brasileira.
Com 15 obras em tela criadas por grafiteiros(as), a mostra revisita ícones como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa através de composições vibrantes que misturam o espírito da época com a linguagem visual contemporânea.
“Trazer a Jovem Guarda para o grafite é conectar gerações por meio da arte. O Mercadão, símbolo cultural e histórico da cidade, é o cenário ideal para essa fusão entre o passado musical e a arte urbana atual”, destaca Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, ressaltando que as obras exploram não só os artistas e os fãs do movimento, mas também os aspectos sociais e culturais da juventude da década de 60, trazendo à tona a liberdade criativa e a rebeldia que marcaram uma era.
Participam da mostra os artistas Pandora (@pandoraramos_), Plexus (@_plexus1), Mel Zabunov (@mel.zabunov), Sow (@sow84), Quel (@arteemmemorias), AFolego (@afolego), Rocket (@rocketribeiro89), Fixxa (@fixxabrasil), Mandi (@mandirodrigo), Dell (@delgrafites), Ana Kia (@art.ana.kia), Verônica Nuvem (@nuvem), Moluco (@marcosmoluco) e Nill (@nilartesbr).
A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pelo Catavento Cultural e Educacional, por meio das Fábricas de Cultura, em parceria com a Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.
Serviço – “Jovem Guarda: A Arte do Grafite”:
Local: Hall de entrada do Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão
Período: De 22 de agosto a 19 de setembro de 2025
Entrada gratuita
Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro Histórico de São Paulo