Você sabe quais são os principais benefí­cios do vinho tinto para a saúde?

Na maioria dos estudos, os benefícios do vinho são observados durante o consumo moderado da bebida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), isso corresponde à ingestão diária de 90ml por mulheres e 180ml por homens — uma e duas taças, respectivamente. A diferença na quantidade se deve ao fato de que o organismo feminino absorve mais rapidamente a bebida.

Ajuda a combater o Alzheimer: Um copo de vinho ao dia pode reduzir o risco de desenvolver a doença, que é neurodenegerativa. A bebida deixa em nosso intestino compostos antioxidantes únicos que são capazes de proteger os neurônios cerebrais de danos.

Aumenta a densidade óssea: O vinho tinto é rico em silício, um mineral essencial para o bom funcionamento do corpo humano que contribui para a densidade mineral óssea, ajudando a reduzir o risco de desenvolver doenças como a osteopenia e a osteoporose. Além disso, ajuda estimula a produção de colágeno, substância com poder rejuvenescedor natural, atuando com ótimo potencial na regeneração de tecidos.

Impulsiona o sistema imunológico: O resveratrol aumenta a capacidade do corpo de criar moléculas anti-inflamatórias, o que pode levar a uma melhora no sistema imunológico. O antioxidante ajuda as bactérias intestinais saudáveis a florescer, estimulando a produção de células T e aumentando a resposta imunológica do corpo.

Ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2: O resveratrol melhora a sensibilidade à insulina, hormônio secretado pelo pâncreas, com importante função no metabolismo dos carboidratos no sangue. Isso ajuda o corpo a reduzir seus níveis de açúcar, evitando o diabetes do tipo

Afia o raciocínio: A bebida tem sido associada a uma melhora na função cognitiva de homens e mulheres, sobretudo acima dos 50 anos. Ela atua na formação de novas memórias, aprendizado, vocabulário e emoções.

Mantém o coração forte: A bebida está associada a um menor risco de morte por doenças cardíacas — o consumo moderado pode diminuir em até 50% o risco de doença isquêmica do coração, por exemplo. Isso ocorre porque os polifenóis promovem a vasodilatação das artérias e diminuem a agregação plaquetária, reduzindo o risco de hipertensão.

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim: O perfil lipídico dos polifenóis reduz as chances do LDL (colesterol ruim) de oxidar, que é o principal fator causador da aterosclerose. Em contrapartida, as substâncias encontradas no vinho aumentam a concentração da apolipoproteína, a principal proteína do HDL, o colesterol bom.

Reduz o risco de AVC: Atua como um anticoagulante natural, ajudando a quebrar os coágulos sanguíneos que podem entupir as artérias e causar um acidente vascular cerebral (AVC).

Promove vida longa: A descoberta veio dos estudos que analisaram os benefícios da dieta mediterrânea, baseada no consumo de alimentos frescos e naturais como azeite, frutas, legumes e cereais. Mas no centro dela está o vinho. Os polifenóis ativam uma proteína que atua como um agente antienvelhecimento, o que explica por que as pessoas que seguem a dieta por anos tendem a viver mais, ser mais felizes e saudáveis.

Texto: Zoraida Lobato

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

475 POSTS
1751 POSTS

Colunas

Férias de Verão exigem atenção à saúde dos olhos

Exposição ao sol, uso prolongado de telas, ambientes climatizados...

Alerta para esses medicamento

A população idosa é mais vulnerável a certos medicamentos,...

Saiba o que a falta de proteína pode causar no seu corpo

A proteína é um dos macronutrientes essenciais para o...

Check-up vacinal para começar 2026 em dia

Todo começo de ano traz aquele impulso de “cuidar...

Artigos populares

Olheiras na mulher madura

As olheiras têm muitas histórias para contar. Cada tonalidade,...

Elementos Ritualísticos de Prosperidade para 2026

O ano de 2026 nasce sob uma vibração forte,...

Parques Naturais como destino de viagem

Embora tenha origem religiosa, o ritual de pular as...

Natal Luz terá show de drones no Park Knorr

O Park Knorr será o grande cenário de uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui