Ar-condicionado pode ser um aliado contra doenças respiratórias no outono

Especialistas explicam como o uso correto do aparelho pode ajudar a prevenir doenças respiratórias e melhorar a qualidade do ar nos ambientes

Com a chegada do outono e suas variações de temperatura, muitas pessoas sentem o impacto direto na saúde respiratória. Rinites, sinusites, gripes e alergias tendem a se intensificar nesta estação. O que poucos sabem é que o ar-condicionado, usado de forma correta, pode ser um grande aliado na prevenção desses problemas.

De acordo com a médica otorrinolaringologista Cristiane Passos Dias Levy, especialista em alergias respiratórias do Hospital Paulista – instituição referência em saúde de ouvido, nariz e garganta –, o ar-condicionado pode contribuir diretamente para a melhoria da qualidade do ar nos ambientes fechados. “Um aparelho bem higienizado atua como um filtro protetor, eliminando impurezas, ácaros, fungos e partículas irritantes que afetam o sistema respiratório”, explica a médica.

Nesse sentido, ela destaca que a tecnologia tem evoluído para tornar isso ainda mais eficiente. Modelos mais modernos já vêm equipados com filtros HEPA — os mesmos utilizados em hospitais — capazes de reter até 99,97% das partículas suspensas no ar, incluindo vírus e bactérias, além de sistemas de purificação com ionizadores e luz ultravioleta.

“Essas tecnologias transformam o ar-condicionado em um verdadeiro purificador de ar, promovendo um ambiente mais saudável, especialmente importante para quem sofre de alergias ou doenças respiratórias crônicas”, reforça Cristiane.

Olho na manutenção!

Por outro lado, o uso e manutenção corretos desses equipamentos são fatores essenciais para garantir que essas funções de purificação realmente funcionem.

Ele recomenda que a limpeza dos filtros seja feita mensalmente, e que os componentes mais sensíveis, como os HEPA ou de luz UV, sejam inspecionados conforme recomendação do fabricante. “Além da saúde, a boa manutenção melhora o desempenho e reduz o consumo de energia”, explica.

Outro ponto importante é o equilíbrio na temperatura. Especialistas recomendam manter o ambiente entre 22 °C e 24 °C, para garantir conforto térmico sem ressecar demais o ar.

Fonte: Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1459 POSTS

Colunas

No Frio Também se Bebe Água

Ter sede no Verão é uma sensação normal. Mas,...

Lipedema – Doença feminina atinge uma a cada 10 mulheres brasileiras

Neste artigo quero falar um pouquinho sobre o Lipedema,...

É alergia ou resfriado? Sintomas confundem e levam a erros no tratamento durante o inverno

Especialista ensina como identificar sinais de alergias respiratórias e...

Artigos populares

Direitos e deveres de anfitriões e hóspedes em plataformas de aluguel temporário

Com novas regulamentações em análise, entender as responsabilidades de...

5 mil vagas em cursos gratuitos na USP para os 60+

A Universidade de São Paulo (USP) abriu nesta segunda-feira (21)...

Hotel na Itália traz suíte “audível” com acervo de 500 discos de vinil

O hotel Il Sereno Lago di Como traz nesta temporada de...

Uma viagem para fazer com seu pet

Cidade do interior paulista é referência em destino Pet...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui