Início Alimentação Benefícios escondidos do chocolate

Benefícios escondidos do chocolate

0

Seja em forma de bombons, barras ou ovos, a maioria das pessoas adora chocolate, mas são poucas as que tem conhecimento das várias vantagens desse doce, que é o mais consumido do mundo no segmento.

A nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Olinda, Juciany Medeiros, garante que o chocolate, principalmente o amargo, tem benefícios desconhecidos por grande parte das pessoas. “Não é preciso abdicar desse doce para ter uma Páscoa saudável, basta escolher a opção certa. Enquanto os tipos branco ou ao leite são ricos em calorias e gordura, o meio amargo tem menos calorias e possui substâncias antioxidantes, as quais protegem o coração”, destaca.

“Ele ajuda na saúde do coração devido aos flavonoides, substâncias encontradas no cacau que agem como protetores cardiovasculares, reduzindo o risco de acumulação de gordura nas artérias. Elas ainda podem auxiliar positivamente na função cognitiva e proteger o cérebro contra o envelhecimento. O chocolate também contém feniletilamina e serotonina, sendo capaz de promover a sensação de bem-estar e melhorar o humor”, acrescenta a nutricionista.

Além disso, o chocolate amargo se trata de uma boa fonte de minerais como magnésio, ferro, cobre e manganês, essenciais para diversas funções corporais. E, embora este alimento seja muito apreciado e algumas pessoas possam sentir um forte desejo por ele, não há evidências de que causa vícios.

A especialista também indica não existir evidências sobre a relação entre esse alimento e a acne, pois este problema é relacionado a fatores hormonais e genéticos. “Porém, apesar de menos calórico, até os chocolates amargos precisam ser consumidos com certa moderação. Eles permanecem saudáveis quando consumidos sem exagero”, conclui Juciany Medeiros.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile