No mundo, cerca de 45 milhões de pessoas são impactadas pela Doença de Alzheimer (DA), segundo estimativa da organização Alzheimer’s Disease International (ADI). Só no Brasil, a doença impacta 1,2 milhão de pessoas. Para conscientizar a população sobre a doença, ocorre neste sábado (24/9) a 1º Caminhada da Memória (Memory Walk Brasil), no parque Villa Lobos, na zona Oeste de São Paulo. A atividade ajuda a alertar para a importância de se realizar o diagnóstico precoce da doença, bem como exercícios físicos para a memória.
A proposta é estimular a caminhada, que ajuda a retardar o declínio cognitivo, atuando no cérebro, na memória e no aprendizado. Além da caminhada de 1.4km, o evento Memory Walk Brasil contará com ações circenses, artistas de jazz, e apresentações interativas sobre a Doença de Alzheimer (mais informações abaixo). O evento tem apoio científico da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) em parceria com o Aché Laboratórios e a Cora Residencial Senior.
Para participar, basta fazer a inscrição online – a colaboração de R$ 35 é convertida em ajuda à ABRAz. A caminhada é uma das ações apoiadas pela associação no País. Ao todo, serão cerca de 100 iniciativas em 18 estados em que a ABRAz atua, com atividades durante todo o mês. Em 2016, a associação está presente nas cinco regiões do país, atendendo mais de quatro mil familiares por mês.
Prevenindo o Alzheimer
Segundo Thais Cuperman Pohl, neurologista e gerente Médica da área de Sistema Nervoso Central do Aché, um dos efeitos mais preocupantes da doença é a perda do funcionamento cognitivo. “A Doença de Alzheimer responde pela metade das causas de demência no mundo”, afirma. De acordo com a ADI, a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo – e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo.
Para a especialista, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença e alerta para a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento. “No Brasil, apenas 14% da população com a doença recebe tratamento adequado. Se detectada no início da doença, a progressão da DA pode ser desacelerada e os sintomas da doença podem ser melhor controlados, permitindo que o indivíduo viva com mais qualidade de vida”, explica Thais.
Programação de atividades em São Paulo:
I Brasil Memory Walk 2016
Data: 24/9
Local: Parque Vila Lobos, Alto de Pinheiros – São Paulo – SP
Horário: a partir das 8h30
Informações e inscrições: memorywalkbrasil.com.br
8h30 – 10h30 – Caminhada de 1.4km
Apresentações interativas nas tendas:
10h30 – 11h30 – Quando o esquecimento pode ser um problema
11h30 – 12h30 – Memória, como cuidar: os benefícios da atividade física e mental
12h30 – 13h30 – Doença de Alzheimer: o que pode ser feito além da medicação