Caminhada no parque Villa Lobos conscientiza população para Alzheimer

No mundo, cerca de 45 milhões de pessoas são impactadas pela Doença de Alzheimer (DA), segundo estimativa da organização Alzheimer’s Disease International (ADI). Só no Brasil, a doença impacta 1,2 milhão de pessoas. Para conscientizar a população sobre a doença, ocorre neste sábado (24/9) a 1º Caminhada da Memória (Memory Walk Brasil), no parque Villa Lobos, na zona Oeste de São Paulo. A atividade ajuda a alertar para a importância de se realizar o diagnóstico precoce da doença, bem como exercícios físicos para a memória.

A proposta é estimular a caminhada, que ajuda a retardar o declínio cognitivo, atuando no cérebro, na memória e no aprendizado. Além da caminhada de 1.4km, o evento Memory Walk Brasil contará com ações circenses, artistas de jazz, e apresentações interativas sobre a Doença de Alzheimer (mais informações abaixo). O evento tem apoio científico da Associação Brasileira de  Alzheimer  (ABRAz) em parceria com o Aché Laboratórios e a Cora Residencial Senior.

Para participar, basta fazer a inscrição online – a colaboração de R$ 35 é convertida em ajuda à ABRAz. A caminhada é uma das ações apoiadas pela associação no País. Ao todo, serão cerca de 100 iniciativas em 18 estados em que a ABRAz atua, com atividades durante todo o mês. Em 2016, a associação está presente nas cinco regiões  do  país, atendendo mais de quatro mil familiares por mês.

Prevenindo o Alzheimer

Segundo Thais Cuperman Pohl, neurologista e gerente Médica da área de Sistema Nervoso Central do Aché, um dos efeitos mais preocupantes da doença é a perda do funcionamento cognitivo. “A Doença de Alzheimer responde pela metade das causas de demência no mundo”, afirma. De acordo com a ADI, a cada quatro segundos um novo caso de demência é detectado no mundo – e a previsão é de que, em 2050, haja uma ocorrência a cada segundo.

Para a especialista, a campanha é fundamental, pois leva informações para as pessoas lidarem da melhor forma com a doença e alerta para a busca pelo diagnóstico precoce e o tratamento. “No Brasil, apenas 14% da população com a doença recebe tratamento adequado. Se detectada no início da doença, a progressão da DA pode ser desacelerada e os sintomas da doença podem ser melhor controlados, permitindo que o indivíduo viva com mais qualidade de vida”, explica Thais.

 

Programação de atividades em São Paulo:

I Brasil Memory Walk 2016

Data: 24/9

Local: Parque Vila Lobos, Alto de Pinheiros – São Paulo – SP

Horário: a partir das 8h30

Informações e inscrições: memorywalkbrasil.com.br

8h30 – 10h30 – Caminhada de 1.4km

Apresentações interativas nas tendas:

10h30 – 11h30 – Quando o esquecimento pode ser um problema

11h30 – 12h30 – Memória, como cuidar: os benefícios da atividade física e mental

12h30 – 13h30 – Doença de Alzheimer: o que pode ser feito além da medicação

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui