Chegada do verão aumenta disputa por locais de qualidade para relaxar; modelo de segunda residência de alto padrão oferece experiências exclusivas.
uma nova tendência ganha força no Brasil: a segunda residência de alto padrão compartilhada, que surge como uma alternativa sofisticada aos hotéis e aluguéis de temporada. Apesar de ser um conceito relativamente recente no Brasil, o compartilhamento de residências de luxo tem ganhado terreno rapidamente.
A aquisição de uma segunda residência compartilhada traz uma série de vantagens em comparação a outros modelos, como:
- Privacidade ampliada: as residências oferecem ambientes mais espaçosos e reservados em comparação com suítes hoteleiras.
- Atmosfera acolhedora: a presença de cozinhas equipadas, áreas de convivência e espaços externos privativos proporciona uma sensação de lar longe de casa.
- Atendimento personalizado: algumas plataformas disponibilizam serviços de concierge adaptados às preferências de cada hóspede.
- Relação custo-benefício: para grupos e famílias, estas residências compartilhadas frequentemente representam uma opção mais vantajosa do que a reserva de múltiplos quartos de hotel.
- Flexibilidade de uso: os proprietários podem desfrutar de sua residência em períodos pré-determinados e têm o benefício de todo o cuidado e manutenção da casa quando ela não estiver sendo ocupada.
- Valorização patrimonial: ao investir em propriedades em locais privilegiados, os compradores se beneficiam da potencial valorização imobiliária ao longo do tempo.
- Experiências locais autênticas: investir em uma segunda residência permite uma imersão mais profunda na cultura e no estilo de vida local, proporcionando experiências genuínas e memoráveis.
Segunda residência compartilhada x modelos tradicionais
Em modelos fracionados, a possibilidade de pagar apenas uma fração do valor de uma residência é um investimento inteligente, aponta Roberto Pinheiro, CEO da MyDoor, que atua na venda de casas de alto padrão via sociedade imobiliária. Usar o imóvel em períodos reservados e compartilhar os custos com os outros sócios-proprietários abre a possibilidade de investir em casas maiores, mais sofisticadas e em destinos altamente visados como Trancoso, Cumbuco, Fortaleza, Praia do Forte e litoral norte de SP.