A busca por economia em passagens, hospedagens e outros serviços de viagem faz com que muitas pessoas recorram ao acúmulo de milhas. Contudo, o simples fato de obtê-las não garante, por si só, um bom aproveitamento do benefício. Sem planejamento, pode acontecer o desperdício ou a perda do prazo para utilizá-las.
Segundo um levantamento divulgado pela Bolsa de Valores (B3) no ano passado, com base em dados do Banco Central (BC), 83,3 bilhões de milhas expiraram desde o início da pandemia de Covid-19, situação que também reflete o período de isolamento social. No entanto, o problema é antigo: em 2019, cerca de 43,6 bilhões de milhas foram desperdiçadas, conforme o BC.
O dado evidencia que o desconhecimento sobre a validade dos pontos acumulados também contribui para a perda de milhas. A Serasa reforça que, em geral, programas de fidelidade estabelecem prazos entre 24 e 36 meses, e que muitos consumidores acabam perdendo suas milhas por falta de organização.
Esses programas funcionam como sistemas de recompensa: o cliente acumula pontos ao realizar compras em lojas parceiras, usar o cartão de crédito ou contratar serviços vinculados às companhias aéreas. Posteriormente, ele pode trocar pontos por milhas e convertê-los em passagens ou outros serviços.
Em viagens, além do desconto em passagens aéreas, as milhas podem ser utilizadas para upgrades de cabine, desconto na cobrança de bagagens, hospedagens, aluguel de veículos, cashback e compras em determinadas lojas.
Também podem ser consideradas uma forma de investimento alternativo. Neste caso, é aconselhável consultar um guia do investidor para entender o destino mais vantajoso para os pontos acumulados. Outras possibilidades incluem transferi-las para outros usuários, vendê-las ou ainda trocar por produtos.
Saiba como aproveitar melhor suas milhas
Para tirar o máximo proveito das milhas acumuladas e evitar prejuízos, o primeiro passo é manter o controle sobre a validade dos pontos. Segundo especialistas ouvidos pela B3, há aplicativos que realizam a inteligência de reunir os principais programas de fidelidade, facilitando a visualização das datas de expiração.
A recomendação é centralizar os gastos em um único cartão de crédito e priorizar o acúmulo de milhas em apenas um ou dois programas de fidelidade. Isso ajuda a aumentar o seu volume de forma mais rápida e reduz o risco de perder controle sobre múltiplas contas.
Outra orientação é entender como funciona o processo de acúmulo e resgate. Ao aderir a um programa, o consumidor deve acessar o site da companhia aérea ou parceira para entender as regras, como possíveis taxas de serviço e restrições.
De acordo com a Serasa, as campanhas promocionais também merecem atenção. Com frequência, há bonificações para quem transfere pontos do cartão para companhias aéreas. Em algumas situações, o consumidor consegue livrar os pontos do vencimento ou mesmo dobrar a pontuação.
Além disso, é importante entender que o valor das milhas não é fixo e pode mudar conforme o programa de fidelidade, o tipo de passagem escolhida e a oferta disponível no momento. A orientação da B3 é fazer uma análise cuidadosa antes de decidir como usá-las.
Como escolher o melhor programa de milhas
A escolha do melhor programa de milhas depende do perfil do consumidor e do seu tipo de viagem mais frequente. Algumas companhias aéreas têm foco em destinos no interior do país, enquanto outras operam mais voos internacionais. A recomendação da B3 é analisar os hábitos antes de escolher onde concentrar seus pontos.
Além disso, vale comparar os programas de fidelidade de cartões de crédito com os oferecidos diretamente pelas companhias aéreas. Muitos usuários ainda associam milhas exclusivamente ao cartão, mas é possível acumular pontos em diferentes plataformas comprando produtos do dia a dia em farmácias, supermercados e marketplaces parceiros.
Outra recomendação é conhecer as particularidades dos programas disponíveis antes da adesão. Há, inclusive, opção que oferece milhas que não expiram. O Programa de Pontos C6 Átomos, por exemplo, permite o acúmulo de pontos sem prazo de validade para a troca por cashback, produtos, passagens e despesas da fatura do cartão.