A diferença das várias culturas no mundo, fazem com que as celebrações natalinas aconteçam das formas mais diversas. Conheça abaixo algumas delas e lembre-se que o mais importante no Natal – e sempre – é espalhar o amor.
1. O tronco mágico da Catalunha: Na região da Catalunha, na Espanha, as crianças não esperam só o Papai Noel. Elas cuidam do El Tió de Nadal, um pequeno tronco de madeira. Após ser “alimentado” e coberto por uma manta nos dias que antecedem o Natal, o tronco é “encorajado” (com canções) a retribuir com doces e pequenos regalos (presentes) na Véspera de Natal. Uma tradição singular e muito divertida.
2. A lenda da flor de Nochebuena (México): A flor-símbolo do Natal, o Poinsétia, tem uma linda lenda no México. Ela é conhecida como Flor de Nochebuena. A história conta que uma menina pobre, sem ter o que dar de presente na missa de Nochebuena (Véspera de Natal), colheu algumas ervas daninhas. Ao serem colocadas no altar, elas se transformaram nas belas flores vermelhas que hoje enfeitam o mundo, e ensinam sobre a beleza do presente dado com o coração.
3. Los Reyes Magos (Espanha): Embora o Natal seja celebrado, na Espanha, a principal troca de regalos acontece apenas no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis (Día de Reyes Magos). É a celebração da chegada dos Três Reis Magos. As crianças deixam seus sapatos limpos na porta para receber os presentes.
4. O início das festas na Colômbia: O pontapé inicial oficial das festividades de Natal na Colômbia é dado no Día de las Velitas (Dia das Velinhas), em 7 de dezembro. Milhões de velas e lanternas são acesas nas janelas, varandas e ruas, de forma a criar um espetáculo de luz inesquecível em homenagem à Imaculada Conceição, que marca o início da época mais alegre do ano.
5. Os “globos de desejos” da Argentina: Na Argentina existe a pitoresca tradição de soltar globos de papel iluminados. Estes balões de ar quente carregam consigo os desejos e esperanças, sobem ao céu noturno e transformam a paisagem em um mar de luzes flutuantes. Uma forma poética de se despedir do ano.



