Depois de uma temporada de calor intenso no verão, as temperaturas prometem dar um alívio, amenizando a sensação térmica e abrindo a possibilidade, em alguns locais, até mesmo de tirar aquele casaquinho do armário.
Além dos ventos refrescantes da estação, o outono também é conhecido por ser a época das frutas e da vegetação, momento perfeito para se embrenhar na natureza e aproveitar o que as paisagens brasileiras têm de melhor para além dos destinos de Sol e Praia.
Os locais que oferecem turismo de natureza e ecoturismo costumam fazer sucesso neste período do ano, como é o caso da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A época marca a redução de chuvas e o início da seca na região, o que torna a prática de ecoturismo muito mais agradável e segura no local. Com diversas cachoeiras e paisagens naturais, a Chapada é um ótimo descanso para o corpo e para os olhos.
Outro destino bastante famoso para essa época do ano é a cidade de Gramados no Rio Grande do Sul. Apesar da alta temporada dessa região se concentrar mesmo no Inverno, o Outono na cidade permite aproveitar um clima ameno com preços bem mais acessíveis. As temperaturas ficam convidativas para tomar aquele vinho e desfrutar de um fondue nos característicos chalés da cidade.
Paraty, no Rio de Janeiro, também fica bastante atraente nesta época do ano. Com o cessar das chuvas, o centro histórico da pacata cidade de paralelepípedos e construções de arquitetura antiga, permite um belo passeio ao ar livre apreciando a natureza aconchegante do local e mostrando que o RJ também é muito mais do que os destinos de sol e praia.
Mais um destino para quem gosta de natureza fica ainda mais bonito nessa estação do ano. O Jalapão, em Tocantins, ganha uma temperatura mais amena com vegetação verdinha, fazendo qualquer turistas se apaixonar pelas belas paisagens. É neste período que começa a seca na região, deixando expostas dunas de areias, praias de rio, piscinas naturais e cachoeiras.
ÉPOCA FRUTÍFERA – Para além das temperaturas mais baixas e da vegetação que se destaca nesta época do ano, outra característica marcante é a colheita de frutas em algumas regiões do país, como o Circuito das Frutas no estado de São Paulo. Responsável por 40% da produção nacional de frutas no país, o “Circuito das Frutas” é uma excelente opção para quem gosta de viagens curtas. Próximo à capital, nas propriedades rurais das cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, é possível participar de atividades no estilo “Colha e Pague”. Os municípios também promovem festas dedicadas às frutas mais cultivadas da região, como a Festa do Caqui, em Itatiba (SP), e a Festa do Morango, em Atibaia (SP).
Próxima à Gramado (RS), a rota da Região Turística de Uvas e Vinhos é composta por 32 municípios gaúchos, sendo a região com uma das maiores produções de uva e vinho do Brasil. Além disso, é um dos destinos mais buscados por turistas nacionais e internacionais, já que lá é possível encontrar inúmeras vinícolas e propriedades com parreirais disponíveis para visitação.
A região também é famosa pela realização da Vindima (colheita das uvas). Entre as muitas opções o turista poderá participar da colheita e pisa das uvas; fazer cursos de degustação de vinhos, espumantes, queijos, geleias e sucos; correr ou pedalar em meio aos parreirais; degustar jantares harmonizados; participar das festas típicas nas comunidades; fazer piqueniques e almoçar ao ar livre.