A flor se combina com vinhos brancos secos, espumantes e rosado A Alcachofra compõe os Cardápios Sazonais dos três restaurantes da Vila Don Patto: o ‘Café e Grelhados’, o português ‘Vila Don Patto’, o italiano ‘La Pasta’ e também marca presença na ‘Boulangerie Don Patto’, espaço dedicado à confecção de pães, massas e bolos artesanais, durante o Festival da Alcachofra 2023.
A Flor, cultivada na região e cuja safra coincide com a Primavera, todo ano ganha novas receitas e preparos na Vila Don Patto, localizada no Km 2,5 do Roteiro do Vinho, em São Roque. Até 12 de Novembro. Para este ano a novidade: o Hamburguer (Mini Hamburguinhos de Alcachofra, Brie e Rúcula), servido no ‘Café e Grelhados’.
Há preparos Vegetarianos e também combinações com Carnes, Bacalhau, Massas. Para finalizar: ‘Torta de Chocolate Amargo e Alcachofra com Sorvete de Limão Siciliano’.
O nome Alcachofra provém do árabe Al-Kharsûf (significa “planta espinhuda”). É originária do Mediterrâneo e cultivada na região de São Roque. A Alcachofra (Cynara Scolymus) aparece na mitologia grega, tendo sido supostamente originada dos cabelos acinzentados de Cynara, uma bela jovem que recusara o amor de Zeus. Como castigo, o Deus do Olimpo castigou a moça, transformando-a em uma planta selvagem e espinhosa.
Muito se fala também de suas propriedades medicinais, sendo rica em fibras e vitamina C. Estudos apontam que a planta ajuda no controle da pressão e peso, fazendo bem à digestão. Tem ainda propriedades antioxidantes.
Vila Don Patto: www.viladonpatto.com.br