Dicas para lidar com a incontinência urinária em viagens no calor

Com a chegada do verão e o clima de carnaval que se aproxima, muitas pessoas aproveitam para pegar a estrada em trajetos diferentes e que, dependendo do destino, podem ser longos – o que representa um desafio para quem convive com incontinência urinária.

No Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas experienciem essa condição, que pode acontecer em ambos os gêneros em qualquer idade.

Segundo o Ministério do Turismo, 37% da população brasileira escolhe o verão como a temporada ideal para viagens de lazer e um em cada três brasileiros tem interesse em viajar durante a alta temporada; além disso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o clima aponta para temperaturas mais altas que a média na maioria do território nesse período, com possibilidade de dias de calor extremo, especialmente na região Norte, onde os termômetros podem ultrapassar os 28°C. Para as famílias que planejam viajar, manter a hidratação durante os passeios é indispensável.

Conforme a enfermeira Maria Alice Lelis, consultora de TENA, as pessoas com incontinência urinária, podem ter uma experiência confortável e livre de constrangimentos ao tomar o rumo de destinos distantes para passear. “Esvaziar a bexiga antes do início da viagem e urinar com mais frequência durante o trajeto, pode contribuir para diminuir episódios de escapes de urina. Em viagens longas, a perda involuntária de urina pode se tornar mais notável devido à pressão extra sobre a bexiga, mudanças na rotina e o estresse, tornando fundamental manter os exercícios de fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, além de planejar paradas estratégicas e o uso de produtos adequados para incontinência urinária”, explica.

A especialista destaca três dicas para garantir o bem-estar em viagens para pessoas que apresentam gotejamentos espontâneos de xixi:

Treinando a bexiga – Antes de embarcar, pode ser útil treinar a bexiga para reforçar os músculos da região pélvica e prolongar o intervalo entre as idas ao banheiro.

Fortalecimento muscular – Os exercícios de Kegel são uma opção que pode ser praticada no conforto de casa. “A orientação é para contrair os músculos do assoalho pélvico como se estivesse tentando parar o fluxo de urina, manter a contração por 3 a 5 segundos, relaxar em seguida e repetir o exercício de 10 a 15 vezes, várias vezes ao dia”, explica Maria Alice.

Pausas estratégicas – Paradas frequentes durante a viagem são essenciais para prevenir desconfortos e possíveis vazamentos. Usar aplicativos de mapas para localizar postos de gasolina, restaurantes e outros pontos adequados para pausas facilita o acesso a banheiros ao longo do percurso.

Fonte: TENA

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

470 POSTS
1657 POSTS

Colunas

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Cuidado ao espremer cravos e espinhas

Cravos, espinhas... quem resiste ao hábito de espremê-los de...

Coluna – Sentir dor não é normal

A coluna vertebral desempenha um papel fundamental na sustentação...

Artigos populares

Abandonar pais e avós idosos, condenação de 2 a 5 anos

A pena para abandono de idoso foi elevada no Brasil. A Lei...

Teatro – “Uma mão lava a outra e as duas batem palma”

A comédia dramática “Uma mão lava a outra e as...

Participe do Crochê Solidário

Uma campanha de solidariedade está mobilizando a comunidade de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui