O consumo de chocolate está relacionado ao seu DNA

Muitos de nossos hábitos alimentares, preferências e sensibilidade aos alimentos são influenciados pela nossa genética. Com o chocolate não é diferente. O novo painel lançado pela Genera, empresa pioneira em testes genéticos voltados diretamente para o consumidor, em parceria com a Maré Chocolate, o Painel Chocolate, revela características que exploram os gostos relacionados ao alimento e ajudam a mostrar quais os tipos mais recomendados para cada organismo.

Por meio do teste genético, é possível descobrir a preferência por sabores mais doces ou ainda, predisposição para intolerância à lactose, considerando que o leite é um dos ingredientes mais importantes na confecção de chocolate. De acordo com um levantamento da Genera, cerca de 51% dos brasileiros apresentam essa intolerância, e os sintomas incluem dor e inchaço abdominal, diarreia, gases e náuseas. Para estas pessoas, o ideal é consumir chocolates livres de lactose.
Alguns chocolates têm aroma e sabor mais intensos de cacau torrado ou de aromatizantes, que podem influenciar na preferência pelos diferentes tipos. O teste genético identifica a capacidade de detectar estes aromatizantes e a percepção do sabor.Se uma pessoa apresenta essa predisposição é possível que ela ache mais agradável o sabor de chocolates amargos, com aromatizante ou frutas.
Outra característica é a sensibilidade ao sabor amargoAlgumas pessoas têm, de acordo com certas variações genéticas, uma maior sensibilidade ao sabor amargo, o que dificulta o consumo de alimentos e chocolates com esse gosto. Já as que não têm essa sensibilidade não percebem o sabor amargo com tanta intensidade e preferem comer chocolates desse tipo.

O consumo do chocolate muitas vezes também está relacionado às emoções das pessoas, como tristeza e a ansiedade. Conforme a Genera, cerca de 64% dos brasileiros têm predisposição para apresentar fome emocional, relacionado a algumas variações genéticas. Esse dado converge com uma pesquisa realizada pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Merck Brasil e IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em que 60% dos entrevistados afirmaram comer chocolate, pizza e outras guloseimas quando se sentem estressados ou de mau humor.

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

475 POSTS
1763 POSTS

Colunas

Férias de Verão exigem atenção à saúde dos olhos

Exposição ao sol, uso prolongado de telas, ambientes climatizados...

Alerta para esses medicamento

A população idosa é mais vulnerável a certos medicamentos,...

Saiba o que a falta de proteína pode causar no seu corpo

A proteína é um dos macronutrientes essenciais para o...

Check-up vacinal para começar 2026 em dia

Todo começo de ano traz aquele impulso de “cuidar...

Artigos populares

Previsões Gerais para os Signos em 2026

Vamos observar como os signos podem ser impactados pelas...

2026: o ano em que o autocuidado se torna destino de viagem

O bem-estar deixou de ser apenas um hábito da...

Castelo em Balneário Camboriú convida o público a viver uma experiência inédita

Algo incomum está prestes a acontecer em Balneário Camboriú...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui