O consumo de chocolate está relacionado ao seu DNA

Muitos de nossos hábitos alimentares, preferências e sensibilidade aos alimentos são influenciados pela nossa genética. Com o chocolate não é diferente. O novo painel lançado pela Genera, empresa pioneira em testes genéticos voltados diretamente para o consumidor, em parceria com a Maré Chocolate, o Painel Chocolate, revela características que exploram os gostos relacionados ao alimento e ajudam a mostrar quais os tipos mais recomendados para cada organismo.

Por meio do teste genético, é possível descobrir a preferência por sabores mais doces ou ainda, predisposição para intolerância à lactose, considerando que o leite é um dos ingredientes mais importantes na confecção de chocolate. De acordo com um levantamento da Genera, cerca de 51% dos brasileiros apresentam essa intolerância, e os sintomas incluem dor e inchaço abdominal, diarreia, gases e náuseas. Para estas pessoas, o ideal é consumir chocolates livres de lactose.
Alguns chocolates têm aroma e sabor mais intensos de cacau torrado ou de aromatizantes, que podem influenciar na preferência pelos diferentes tipos. O teste genético identifica a capacidade de detectar estes aromatizantes e a percepção do sabor.Se uma pessoa apresenta essa predisposição é possível que ela ache mais agradável o sabor de chocolates amargos, com aromatizante ou frutas.
Outra característica é a sensibilidade ao sabor amargoAlgumas pessoas têm, de acordo com certas variações genéticas, uma maior sensibilidade ao sabor amargo, o que dificulta o consumo de alimentos e chocolates com esse gosto. Já as que não têm essa sensibilidade não percebem o sabor amargo com tanta intensidade e preferem comer chocolates desse tipo.

O consumo do chocolate muitas vezes também está relacionado às emoções das pessoas, como tristeza e a ansiedade. Conforme a Genera, cerca de 64% dos brasileiros têm predisposição para apresentar fome emocional, relacionado a algumas variações genéticas. Esse dado converge com uma pesquisa realizada pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Merck Brasil e IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em que 60% dos entrevistados afirmaram comer chocolate, pizza e outras guloseimas quando se sentem estressados ou de mau humor.

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

474 POSTS
1726 POSTS

Colunas

Cirurgia de nariz sem dor e sem cortes

É possível corrigir problemas respiratórios no nariz sem cortes,...

Açucar de mais pode causar tonturas

Oscilações na glicemia afetam o ouvido interno e podem...

Vitaminas essênciais para 60+

Com a idade, tanto o nível recomendado para ingestão...

Mantendo seu ar mais limpo

Como manter o ar de casa limpo

Artigos populares

Paraná cria o programa Viver Mais

O Paraná vem se destacando nacionalmente com uma iniciativa...

Reserva ou Reservado ? Qual melhor vinho?

Diante da variedade de rótulos nas prateleiras, é comum...

Para quem planeja viajar para Malta

A Minor Hotels anuncia a assinatura do NH Collection...

Celebração de Ano Novo única no Caribe

Superbia New Year 2025: UNICO 20°87° Riviera Maya apresenta...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui