Hotel na Itália traz suíte “audível” com acervo de 500 discos de vinil

O hotel Il Sereno Lago di Como traz nesta temporada de Verão a “Darsena Listening Suite”, uma experiência em hospitalidade embalada pela música. Mais do que um luxuoso quarto de hotel – de design novamente assinado por Patricia Urquiola, autora de todo o projeto do hotel –, o destaque do espaço de 200 m² é um inédito sistema de som de alta potência que inclui auto-falantes Klipsch La Scala, um pré-amplificador e amplificador valvulado McIntosh, um Toca-discos Thorens 1601; e um deck de rolo vintage (de cartucho Sumiko Amethyst) meticulosamente reconstruído.
A “suíte audível” é inspirada nas casas de jazz-kissa do Japão – bares ou cafés que são verdadeiros refúgios para se apreciar música de qualidade, particularmente em discos de vinil, e beber traquilamente longe do stress urbano. Muito tradicionais em Tóquio, a ideia de trazer para o contexto italiano este hábito cultural nipônico foi do proprietário da rede Sereno Hotels e também apreciador de vinis, o venezuelano Luis Contreras. Foi no início de 2021,  durante um jantar, que Luis viu-se hipnotizado observando o giro suave de um Revox B77 vintage, com seu zumbido analógico que acompanha cada “loop”. Foi então que pensou em criar em seu hotel um espaço de imersão musical frente ao visual natural irreparável do Lago di Como. Mas para isso fez bastante pesquisa, conversou com técnicos de som, vasculhou aparelhagens artesanais de alta fidelidade e ainda transferiu para ali toda a sua coleção pessoal de quase 500 LPs — de relíquias da Deutsche Grammophon, gravadora de músicas clássicas, até a primeira tiragem de um disco de David Bowie. Além da promessa de que os álbuns e artistas favoritos de cada hóspede poderão ser procurados e adicionados à discoteca, ou seja, um portólio em expansão.
Ainda, a suíte se ampara na alta coqueteleria proveniente do restaurante Al Lago, 1 estrela Michelin, comandado pelo chef Raffaele Lenzi, que pode enviar sob solicitação até a suíte o serviço de um bar particular, ou ainda servir um de seus menus-degustação, para acompanhar as trilhas sonoras.
À experiência acústica, foi dada a mesma reverência habitual que o Il Sereno tem pelo design contemporâneo. Uma parede de 15 metros de tecido jacquard ecoa aprimorando a acústica. Painéis de nogueira, uma mesa de jantar de mármore de calcita – também chamada de “pietra grey”–, sofás Molteni, cadeiras Gio Ponti Leggera – tudo curadoria de Patricia Urquiola, que faz bom uso da luz natural, brinca com texturas, madeira escovada, pedra, e cria espaços para ouvir, relaxar e reunir-se. Janelões de correr, do chão ao teto, quase que integram o ambiente até o lago, ali ao mesmo nível da varanda exterior – um convite e tanto para um mergulho nos dias quentes.
Il Sereno Lago di Como
Via Torrazza, 10, Torno, Lago di Como
Diárias a partir de €925, incluindo café da manhã e imposto VAT.
Diária na “Dársena Listening Suite” a €6.300, incluindo café da manhã e imposto VAT.
info@serenohotels.com ou +39 031 547 7800.

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1459 POSTS

Colunas

No Frio Também se Bebe Água

Ter sede no Verão é uma sensação normal. Mas,...

Lipedema – Doença feminina atinge uma a cada 10 mulheres brasileiras

Neste artigo quero falar um pouquinho sobre o Lipedema,...

É alergia ou resfriado? Sintomas confundem e levam a erros no tratamento durante o inverno

Especialista ensina como identificar sinais de alergias respiratórias e...

Artigos populares

Direitos e deveres de anfitriões e hóspedes em plataformas de aluguel temporário

Com novas regulamentações em análise, entender as responsabilidades de...

5 mil vagas em cursos gratuitos na USP para os 60+

A Universidade de São Paulo (USP) abriu nesta segunda-feira (21)...

Uma viagem para fazer com seu pet

Cidade do interior paulista é referência em destino Pet...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui