Remédios 100% gratuitos nas Farmácias Populares

A ministra Nísia Trindade, anunciou  a total gratuidade do Programa Farmácia Popular. A partir de agora, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. A medida deve beneficiar diretamente – e de forma imediata – mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos, mas agora vão retirar tudo gratuitamente.

O programa atende 12 indicações, contemplando medicamentos para hipertensão, diabetesasma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção. Além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual.

Medicamentos e/ou fraldas geriátricas

Para a obtenção dos medicamentos e/ou fraldas geriátricas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, o paciente deve comparecer a um estabelecimento credenciado, identificado pela logomarca do Programa Farmácia Popular do Brasil, apresentando os seguintes documentos:

Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.
Fraldas geriátricas

Para a obtenção de fraldas geriátricas para incontinência, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos ou ser pessoa com deficiência, e deverá apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso de fralda geriátrica, no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).

Pacientes acamados

Pacientes acamados ou impossibilitados de comparecerem ao estabelecimento

Para os pacientes acamados ou impossibilitados de comparecerem ao estabelecimento, o representante legal ou procurador deverá encaminhar-se até um estabelecimento credenciado e identificado pela logomarca do PFPB, e apresentar os seguintes documentos:

Receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares;Beneficiário titular da receita: documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF, salvo menor de idade, que permite a apresentação da certidão de nascimento ou registro geral (RG).
  • Representante legal:

Documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF.

  • Declarado por sentença judicial;
  • Portador de instrumento público de procuração que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de medicamentos e/ou fralda geriátrica junto ao PFPB;
  • Portador de instrumento particular de procuração com reconhecimento de firma, que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de medicamentos e/ou fralda geriátrica junto ao PFPB; e
  • Portador de identidade civil que comprove a responsabilidade pelo menor de idade, titular da receita médica.

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1216 POSTS

Colunas

Folião 60+: dicas para brincar o Carnaval com segurança

Cuidados com hidratação, alimentação e exposição ao Sol estão...

Dor de ouvido no verão: por que é tão comum?

Dor de ouvido é um problema recorrente nos meses...

Dermatologista ensina como diminuir os impactos do calor extremo na pele

Tempo seco e calor extremo podem gerar ressecamento, dermatites...

10 cuidados essenciais com a saúde bucal

Cuidar da saúde é essencial para energia e bem-estar....

Artigos populares

Como escolher óculos de sol que protejam seus olhos

Nossos olhos exigem cuidados específicos durante o verão. Várias...

Folião 60+: dicas para brincar o Carnaval com segurança

Cuidados com hidratação, alimentação e exposição ao Sol estão...

Dor de ouvido no verão: por que é tão comum?

Dor de ouvido é um problema recorrente nos meses...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui