São Paulo recebe a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

O evento promovido pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, ocorre de 21 a 27 de outubro e apresenta uma novidade este ano: um 21º participante que homenageia a cozinha nascida com os imigrantes italianos.

A capital paulista recebe, entre os dias 21 e 27 de outubro, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana. Promovido anualmente pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, o evento, que já é uma tradição no calendário gastronômico da cidade, tem como objetivo difundir a diversidade e a riqueza da cozinha italiana, além de apresentar alguns ingredientes e pratos raros em solo nacional. Uma novidade em 2024, quando são celebrados os 150 anos do início da Imigração Italiana no Brasil, é a representação de São Paulo como uma “21ª região italiana”. Nesse contexto, o Basilicata Restaurante, marca gastronômica ultracentenária do bairro da Bela Vista, serve um menu da Settimana com receitas da cozinha ítalo-brasileira, nascida com os milhões de imigrantes que adotaram o Brasil como lar.

Em sua dinâmica característica, o evento convida 20 chefs que atuam na Itália para participarem desse encontro em 20 selecionados restaurantes italianos de São Paulo. Durante a Settimana, cada um desses endereços representa uma região da Itália e sua identidade culinária: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Liguria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardegna, Sicilia, Toscana, Trentino-Alto Adige, Umbria, Valle d’Aosta e Veneto.

“Realizar a Settimana no momento em que celebramos os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil é, também, uma forma de prestar homenagem aos que vieram para o Brasil e trouxeram, com eles, um pouco da cultura gastronômica de cada uma de nossas regiões”, diz o Cônsul Geral da Itália em São Paulo Domenico Fornara. Para ele, o evento permite que as pessoas provem a pluralidade dos sabores italianos e fornece uma chance para a imensa comunidade ítalo-brasileira da cidade se conectar às suas regiões de origem por meio de ingredientes e pratos.

Durante uma semana, os estabelecimentos servem cardápios especiais que representam o “mangiare all’italiana” (comer à italiana) ao proporcionarem uma refeição composta por quatro etapas, com antepasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. As receitas são propostas pelos chefs convidados e preparadas em parceria com os anfitriões e as equipes das casas selecionadas, em um produtivo intercâmbio. Nesse processo, se evidencia a diversidade de cada região da Itália, refletida na variedade de ingredientes de alta qualidade e técnicas de produção tradicionais – vale lembrar que a Itália é um país com mais de 300 produtos agroalimentares com selos de qualidade D.O.P., I.G.P. e S.T.G..

Os menus criados são servidos no almoço e no jantar e reúnem oito sugestões. Em ambos os períodos, o cliente pode escolher um circuito de três passos, que contempla antepasto, primeiro ou segundo prato e sobremesa, ou o completo, que abrange as quatro etapas. Entre as sugestões oferecidas durante a Settimana estão o antepasto Guazzetto di cozze con crostoni, que são mexilhões cozidos com tomate e ervas, servido com fatias de pão crocantes, típico da Campania; um primeiro prato tradicional da região do Abruzzo, o Risotto ai funghi porcini e zafferano, risoto feito com cogumelos porcini e açafrão de Aquila; o segundo prato Maialino cotto al forno, zucca morbida e spinaci saltati, com barriga e filé de leitãozinho assados no forno, abóbora macia e espinafre salteado, representando a Sardegna. E, entre as sobremesas, o Zabaione con biscotti veneziani, um creme de gemas de ovos com biscoitos venezianos, típico do Veneto.

O elenco de convidados reúne veteranos na Settimana, estreantes no evento e profissionais premiados, estando a grande maioria à frente de restaurantes indicados nos principais guias da Itália. Reforçando o time, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana traz os chefs Claudio Rocchi, do Lazio, e Maurizio Morini, da Emilia-Romagna, que falam português, para comandar atividades culturais, aulas e workshops de receitas. Na lista de atividades abertas ao público e gratuitas, constam um encontro no Istituto Italiano di Cultura di San Paolo (IIC) e workshops de receitas italianas clássicas com degustação de vinhos ao longo de uma semana, dentro da “Quinzena Sabores da Itália” promovida pelo supermercado e empório Casa Santa Luzia. Além disso, Rocchi e Morini ministram aulas práticas de culinária para alunos na ETEC/ICIF, Universidade Anhembi Morumbi, Mackenzie e Senac.

 

Curadoria

Os restaurantes que recepcionam a Settimana della Cucina Regionale Italiana foram selecionados pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e por Gerardo Landulfo, representante no Brasil da Accademia Italiana della Cucina. Landulfo é responsável pela interface entre restaurantes paulistanos e chefs italianos e por assegurar os preceitos da tradicional culinária do país europeu. O intuito do evento é que cada restaurante funcione, durante uma semana, como uma “embaixada” da cozinha típica da região homenageada. A lista oferece um variado mosaico de endereços, que atendem a diferentes públicos e cobrem diversas regiões da capital (confira a lista completa depois do serviço).

“A Settimana de 2024 tem um significado muito especial para mim e para todos os italianos e descendentes que se orgulham de suas origens. Cheguei ao Brasil aos 2 anos de idade e, desde pequeno, acompanhava minha mãe na escolha dos ingredientes e na preparação das receitas, com pratos que mudavam de acordo com o dia da semana ou período do ano”, lembra Landulfo. O delegado da Accademia conta que ele aprendeu a cozinhar para manter a tradição do almoço dominical com a família, despertando a mesma paixão pela cultura gastronômica em seu filho Enrico, que viu nascer a Settimana e decidiu seguir o sonho de se tornar um chef de cozinha.

 

O tema da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

Nesta edição, a Settimana celebra os 150 anos de Imigração Italiana no Brasil e joga luz sobre os grandes laços que unem brasileiros e italianos à mesa. Para consolidar esta união, os realizadores do evento apresentam São Paulo como uma autêntica 21ª região italiana, selecionando o Basilicata Restaurante como um representante da cozinha ítalo-brasileira. Marca gastronômica de raízes italianas, que completou 110 anos em 2024, ele traz um menu de quatro etapas com receitas como o Tortéi de abóbora com manteiga e sálvia, o Filé à parmegiana com batatas gratinadas, e o Sagu de vinho com creme de baunilha.

Neste ano especial para as duas nações, a Settimana também está alinhada com o projeto Turismo de Raízes – italea.com, lançado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional italiano. A iniciativa procura estimular o turismo dos ítalo-descendentes de todo o mundo que têm interesse em conhecer cidades e regiões ligadas às suas origens.

Sobre a Settimana della Cucina Regionale Italiana

A Settimana della Cucina Regionale Italiana nasceu em 2012, graças ao trabalho do Istituto Italiano di Cultura di San Paolo e a participação de doze restaurantes que representaram doze regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que, no ano seguinte, as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, um ano depois, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália.

Desde então, o evento acontece anualmente, com a organização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e o envolvimento de instituições italianas presentes na cidade: Istituto Italiano di Cultura di San Paolo, Agência Nacional de Turismo (ENIT) e Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM. Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, lembra com orgulho que a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, realizada globalmente por órgãos do governo italiano a partir de 2016, foi inspirada na Settimana criada em São Paulo.

SERVIÇO

13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

De 21 a 27 de outubro

Para mais informações sobre os restaurantes participantes, menus, preços e chefs convidados, consulte: www.settimanacucinaitaliana.com

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1423 POSTS

Colunas

Vício em descongestionante nasal: o alívio que pode virar armadilha

Os descongestionantes nasais são uma solução comum para quem...

Tontura constante? Seu estilo de vida pode estar por trás do problema

Quando se fala em tontura, muitos pensam imediatamente em...

Vacinação em dia é cuidado essencial de proteção e segurança em viagens internacionais

É fundamental reforçar a atenção para os cuidados essenciais...

Artigos populares

Sexo no frio: médico dá dicas para esquentar a relação no inverno

O médico sexologista, Dr. João Borzinho, também listou alimentos...

Wine Weekend chega à 16ª Edição

Maior evento de vinhos direcionado ao consumidor final acontece...

PROMOÇÃO DA ARGENTINA EM SÃO PAULO

Com uma geografia de fazer inveja, a Argentina oferece...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui