Centro de Cidadania LGBTQIA+: mudança de gestão preocupa assistidos

Como nova licitação, o centro de cidadania muda para administração católica e assistidos ficam preocupados com o desamparo

O Centro de Cidadania LGBTQIA+ é um equipamento público, de atendimento especializado à população LGBTQIA+, em especial vítimas de LGBTfobia ou pessoas em vulnerabilidade. O órgão oferece atendimento técnico e multiprofissional (psicossocial, socioassistencial, jurídico e pedagógico) para a prevenção e o enfrentamento da violência LGBTfobia, a promoção de direitos, o fortalecimento da cidadania e a construção da autonomia através de cursos profissionalizantes.

O Centro de Cidadania LGBTI também se articula com agentes públicos, privados e da sociedade civil para fortalecer e integrar a Rede de Promoção e Defesa de Direitos Humanos e Cidadania, ampliando a visibilidade e o conhecimento sobre a temática.

Atualmente no Centro de Cidadania LGBTQIA+ Claudia Wonder, são oferecidos acompanhamento jurídico para a mudança do nome social, oportuniza a elevação da escolaridade por meio de projetos governamentais, a capacitação em diversas áreas e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho, serviço social e psicológico, além de rodas de conversa e a formação de Transmultiplicadoras.

Todo este trabalho é realizado com louvor e mérito pela ONG Casarão Brasil – Associação LGBTI há quatro anos e nasceu justamente com esta missão, cuidar dessa população. Além de ser reconhecida por toda comunidade pelos resultados positivos de atuação e gestão.

O espaço conta com um corpo de psicólogos, assistentes sociais, assistência jurídica e cursos profissionalizantes, respeitando a diversidade sexual. Além de promover ações que vão desde as questões de saúde, como distribuição de insumos de proteção sexual e conscientização sobre prevenção de doenças DST, resgatando a autoestima de dezenas de assistidos LGBTQIA+.

 

A mudança

Ainda em período eleitoral na Prefeitura da cidade de São Paulo, foi aberta a licitação sobre uma nova Gestão dos Centros e Unidades Móveis de Referência em Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+.

A licitação já teve um vencedor, o Instituto Claret – Solidariedade e Desenvolvimento Humano. Trata-se de uma organização composta por membros da Igreja Católica, que tem como foco desenvolvimento educacional para crianças e jovens.

Com a mudança, a preocupação dos assistidos tomou conta do Centro de Cidadania da zona oeste que, além disso, pode ser fechado e alterado seu território, tornando o acesso mais difícil para a população LGBTQIA+ que frequenta e se capacita no Centro Claudia Wonder, na região oeste da cidade. Há uma prerrogativa no atendimento psicossocial desta população no que tange a referências, rotinas, hábitos diários, e a referência com o território mostrando-se um ponto nevrálgico no atendimento junto à esta população em diversos estudos em curso. E fica também a preocupação de que se uma entidade religiosa seria a melhor opção para cuidar das ações, comparado com a ONG que já tem este propósito em seu DNA.

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1423 POSTS

Colunas

Vício em descongestionante nasal: o alívio que pode virar armadilha

Os descongestionantes nasais são uma solução comum para quem...

Tontura constante? Seu estilo de vida pode estar por trás do problema

Quando se fala em tontura, muitos pensam imediatamente em...

Vacinação em dia é cuidado essencial de proteção e segurança em viagens internacionais

É fundamental reforçar a atenção para os cuidados essenciais...

Artigos populares

Sexo no frio: médico dá dicas para esquentar a relação no inverno

O médico sexologista, Dr. João Borzinho, também listou alimentos...

Wine Weekend chega à 16ª Edição

Maior evento de vinhos direcionado ao consumidor final acontece...

PROMOÇÃO DA ARGENTINA EM SÃO PAULO

Com uma geografia de fazer inveja, a Argentina oferece...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui