Vovó e vovô aprendendo inglês

A cada 21 segundos, uma nova pessoa completa 50 anos no Brasil. São 55 milhões de pessoas com 50 anos ou mais e 35 milhões com 60 anos ou mais, mais de um terço da população nacional. A pesquisa Tsunami Latam foi desenvolvida por um consórcio formado pelas empresas Data 8, NoPausa, Pontes e Opinion Box.

Ao longo da vida, muitas escolhas e prioridades foram feitas, e alguns sonhos ficaram para depois. No entanto, agora, muitas pessoas com 50 anos ou mais, sejam avós ou não, buscam realizar os sonhos que não puderam concretizar na juventude, como se aprimorar em uma nova área ou aprender um novo idioma. “É importante ressaltar que não existe idade para ir atrás de um objetivo. Não há idade para começar um novo plano, buscar um novo emprego ou um novo aprendizado. Aprender um novo idioma, como o inglês, por exemplo, é algo que vem crescendo a cada dia e não deve ser uma barreira para conquistá-lo”, destacou Augusto Jimenez, CMO da Minds Idiomas.
Um estudo realizado pela Babbel em 2023 revelou que cerca de 20% dos brasileiros com mais de 50 anos estão engajados no aprendizado de um novo idioma, incluindo o inglês.

“Com o passar do tempo, acredito que nos tornamos mais exigentes. A consciência se mistura com memórias de sucesso e oportunidades não aproveitadas. As experiências vividas nos tornam mais experientes, maduros e inteligentes. Às vezes, resgatamos um sonho que poderia nos fazer mais felizes. Retomar o estudo do inglês ou de qualquer outro aprendizado faz parte desse sonho a ser concretizado. Esse fator não admite desculpas ou procrastinação. O esforço e o sacrifício tornam realidade as metas planejadas; a satisfação é garantida. Mesmo com o peso das responsabilidades, a vontade não desaparece. A meta deve ser alcançada. Não posso me deter nos obstáculos que surgirão no caminho. O resultado é a recompensa do meu esforço”, disse Ana, que está cursando o nível intermediário de inglês”, comenta Ana Lucia Lunardelli de 59 anos, aluna da Minds de Berrini, São Paulo

Paulo Manzieri de 63 anos, aluno da Minds de Berrini, São Paulo, fala:””Eu fazia muitos negócios com vários países e tive que desenvolver habilidades técnicas em inglês para o comércio e setor bancário. Depois, comecei a trabalhar com empresas brasileiras e agora estou na Minds para revisar e fortalecer minha gramática e conversação. Escolhi a Minds por ser muito dinâmica, com uma equipe excelente, ótimos professores, localização conveniente próximo ao meu trabalho e com preço acessível. No próximo semestre, pretendo focar mais na conversação”.

O estudo de inglês por pessoas com 50 anos ou mais é um campo repleto de oportunidades e desafios. As motivações para aprender podem variar desde interesses pessoais e profissionais até benefícios cognitivos e sociais. Entre as dificuldades enfrentadas estão aspectos como memória e motivação, mas estratégias adaptadas e recursos diversificados podem ajudar a superar esses desafios e a aproveitar os benefícios do aprendizado de uma nova língua.

 4 benefícios do aprendizado de inglês para adultos com 50+

  • Saúde cognitiva: estudos mostram que o aprendizado de novas habilidades, como uma nova língua, pode ajudar a manter a saúde cognitiva e a função cerebral em adultos mais velhos;
  • Estímulo mental: aprender uma nova língua pode fornecer um desafio mental positivo e promover um senso de realização;
  • Novas conexões: o aprendizado de inglês pode levar à formação de novas amizades e redes sociais através de cursos e eventos relacionados à língua;
  • Inclusão social: falar uma língua global como o inglês pode aumentar a sensação de inclusão em um mundo cada vez mais conectado.

Quer aprender ou aprimorar o inglês? Conheça os cursos da Minds Idiomas, aqui!

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS
1045 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui