Expo Mel Brasil acontece em 12 de novembro em São Paulo

Cervejas, queijos, bolos, chás, cafés inclusivos, cosméticos e até terapias integrativas com mel estarão em expo inédita que acontece em novembro

Promovida pela ONG Instituto Ajude o Pantanal Oficial, que atua no combate à fome e a pobreza e tem como missão impactar vidas com as construções de moradias em terras indígenas no Pantanal em Mato Grosso do Sul, a feira contará com 15 produtores de mel em prol da Apicultura e Meliponicultura de diferentes regiões do Brasil.

Conforme explica a presidente da ONG e responsável e responsável pelo evento, Rita Pescuma, esta primeira edição tem a missão de fomentar o comércio de mel existente no país e apresentar os mais diversos produtos provenientes dele, tais como meles multifloral, orgânico e composto, própolis, pólen, cera de abelha, favos de mel, cosméticos, balas, biscoitos, pães, bolos, cafés, chás, queijos artesanais, cervejas e hidromel, entre outros.

Sendo assim, o evento contará com a participação de associações, instituições, empreendedores em geral e empresários da apicultura e meliponicultura para apresentar ao público o que há de melhor no setor de méis e derivados. “O principal objetivo da Expo Mel Brasil é promover a apicultura , a meliponicultura  a produção de mel em todos os segmentos , fornecendo um espaço no qual apicultores e meliponicultores, pesquisadores e empresas do setor possam se reunir, interagir e divulgar a importância de abelhas para o ecossistema ”, complementa a idealizadora.

Uma variedade de expositores das mais diversas regiões do Brasil

Dentre os participantes estarão Apicultura Garner, marca da Família Garner desde 1964, que não só produz produtos, mas trabalha com muito amor, contribuindo para a preservação do meio ambiente e desenvolve um produto de alta qualidade; a AirbnBee,  um empreendimento focado na conservação da biodiversidade, que atua na difusão de conhecimento e na propagação de abelhas nativas e tem como missão a reconexão do nosso povo com as abelhas nativas, de mostrar que o Brasil tem uma imensa biodiversidade que precisa ser valorizada, que nossas abelhas são imprescindíveis para a saúde dos ecossistemas, e, além de tudo ainda nos oferecem produtos que são verdadeiros tesouros.  Ao disseminar o conhecimento e propagar o gosto pela meliponicultura, eles promovem a valorização da nossa sociobiodiversidade e contribuem para a conservação das nossas abelhas nativas que são responsáveis por um serviço ecossistêmico de tão grande importância: a polinização.

Melipólis Brasil, uma ideia no âmbito da sustentabilidade e da educação ambiental, focada na meliponicultora, também estará na Praça. Outra marca que já confirmou presença é a Damata Mel, que se destaca pelas suas floradas distintas, com ênfase em dois tipos de mel: o Mel Silvestre e o Mel de Cipó Uva. Esses néctares variam não apenas em sabor, mas também em aroma, cor e composição, de acordo com as diferentes flores das quais as abelhas extraem seu néctar.

Workshop com a Conexão Abelhudos

A Expo Mel Brasil ainda terá o trabalho da Conexão Abelhudos, uma família de Meliponicultores e Apicultores que realizará um workshop durante o evento com dicas de receitas com derivados das abelhas.

Além disso, eles estarão como expositores com água arborizada com própolis, especiarias e cítricos e outros itens.  

Terapias Integrativas com Mel

Melissoterapia, que consiste em terapias integrativas para a promoção da saúde com a utilização de produtos das abelhas, também marcará presença no encontro. Sendo assim, a marca da empreendedora Carol Matos trará cosméticos, ecobags, óleos essenciais e vegetais.

Café, Bolos e Empório fazem parte da gastronomia presente

Cenoradas, a primeira loja do mundo especializada em bolo de cenoura, estará com suas delícias presentes na Expo Mel Brasil.

Outro projeto comprometido com a responsabilidade social que estará lá será o Café Inclusivo, que possibilita que pessoas com deficiência se encaixem profissionalmente em diversos âmbitos da cadeia, desde a produção até a distribuição ao consumidor. Eles trabalham com práticas de degustações e oficinas de barismo inclusivas, com uma equipe treinada e humanizada, tornando um grupo de pessoas com deficiência aptas a participar de eventos relacionados ao tema.

O Empório Sant Ângela e os queijos canastras da região de São Roque (MG) e opções o interior de São Paulo, de Goiás, de Teófilo Otoni e Sabará (MG), tais como queijos em conserva, doce de leite, goiabada e produtos feitos com jabuticaba (licor, geleia, molho).

A Expo Mel Brasil tem entrada gratuita, classificação livre e pet friendly. A Praça Oswaldo Cruz está localizada a 300m do metrô Paraíso (linha azul). Mais informações podem ser encontradas no Instagram oficial Expo Mel Brasil.

Serviço:

Expo Mel Brasil

Data: 12 de novembro (domingo)

Horário: 10h às 18h

Local: Praça Oswaldo Cruz – Paraíso – São Paulo (SP)

Mais informações: https://www.instagram.com/expomelbrasil/

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui