Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto será realizada a 37ª edição da Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo. O evento é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil . A florada dura apenas alguns dias e este período é a única oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa. A programação também inclui apresentações e shows da Cultura Japonesa e a deliciosa culinária japonesa.
No Estado de São Paulo várias cidades já adotaram o período de floração como festa do seu calendário oficial. Além da festa da Capital, a de Garça e a de Campos do Jordão estão entre as mais conhecidas.
A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera. Todos os anos essa comunidade tem a tradição de realizar o “hanami”, de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão. A cerejeira mais antiga do Japão, e provavelmente a mais antiga do planeta, está localizada no Templo Jissou, em Hokuto, na província de Yamanashi, situada a cerca de 100 quilômetros a oeste da capital japonesa.
Serviço:
37ª Festa das Cerejeiras
Data: 31 de julho e 01 e 02 de agosto de 2015
Horário:
Sexta: 12h às 17h
Sábado e domingo: 9h às 17h
Local: Parque do Carmo – Portão 3
Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera