Festival do Cambuci, em Parelheiros

A região do Polo de Ecoturismo de São Paulo receberá a 15ª edição da Rota do Cambuci, evento voltado para a gastronomia sustentável e cultura local da região de Parelheiros. O evento acontece nos dias 23 e 24 de novembro, sábado e domingo, na Praça de Parelheiros (Igreja de Santa Cruz) com diversos produtos feitos a partir de frutas nativas da Mata Atlântica como o Cambuci, uvaia e jabuticaba.

O público poderá experimentar geleias, licores, bolos e outros produtos artesanais que serão apresentados no evento, além de ter oportunidade de participar de oficinas de culinária.

Haverá ainda programação com apresentações musicais de artistas locais, feira de artesanato e o terceiro concurso gastronômico da Rota do Cambuci de Parelheiros, que está com inscrições abertas até dia 15 de novembro neste link. Cada interessado pode inscrever até três receitas no qual o Cambuci deve ser o ingrediente principal do prato.

O evento é promovido pelos agricultores rurais em parceria com Instituto Auá, com destaque e protagonismo para a agricultura familiar e a produção sustentável, que garantem a preservação da biodiversidade da Mata Atlântica.


Atrativos na região

Além da própria Igreja, fundada em 1898 e que se tornou referência de Parelheiros, a região tem mais atrações próximas, como o Centro de Cultura Afro Brasileira Asé Ylê  do Hozoouane, o Parque Natural Municipal Itaim e o Restaurante e Empório da Marlene, tradicional estabelecimento que também vende produtos locais e oferece refeições.

Algumas propriedades como o Recanto Paraíso oferecem passeios a cavalo, o contato com a produção orgânica, caso do Recanto do Jakinha, ou ainda conhecer o trabalho de preservação e produção de palmito no Sítio Jussara.

Há inclusive uma opção de hospedagem, o Centro Paulus, onde também existe o centro cultural Casa do Rosário, localizado no meio da Mata Atlântica.

Confira mais sobre os atrativos no site do Polo: https://polodeecoturismosp.com

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

462 POSTS
1039 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui