Início Saúde Super alimentos para colocar na sua mesa

Super alimentos para colocar na sua mesa

0

Alguns alimentos comuns nas feiras e acessíveis para o dia a dia, se destacam por reunir alto valor nutricional e benefícios — motivos de sobra para que apareçam com mais frequência no seu prato. É importante lembrar que nenhum alimento sozinho faz milagres. Eles devem estar inseridos no contexto de uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida saudável e ativo.

Conheça seis opções baratas que você deveria levar para casa segundo a especialista — e saiba como consumi-las para aproveitar o melhor de cada uma.

Beterraba

Essa raiz é uma das maiores fontes de nitratos naturais, compostos que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação, beneficiando a saúde cardiovascular ao ajudar a baixar a pressão máxima em hipertensos, como mostra a revisão publicada no Frontiers in Nutrition. Segundo a análise, o consumo diário do seu suco de beterraba reduziu de forma significativa a pressão arterial em pessoas com hipertensão. Sem contar que esses efeitos também ajudam no desempenho físico, segundo outra revisão de estudos divulgada pela Nutrients. Fornece fibras que apoiam ofuncionamento do intestino e possui antioxidantes como as betalaínas, que protegem as células contra inflamações. a.

Dicas de consumo: Use a raiz no preparo de sucos naturais cerca de duas a três horas antes do treino. Outra opção é consumi-la em saladas cruas raladas ou cozida com casca para perder menos nutrientes.

Agrião

Centers for Disease Control and Prevention (CDC) colocou o agrião no topo da lista dos chamados “powerhouse foods”: alimentos com maior densidade nutricional, que são aqueles que oferecem uma quantidade de nutrientes essenciaiscom poucas calorias. É um vegetal é rico em vitamina C, que fortalece a imunidade, vitamina K e cálcio, que contribuem para fortalecer os ossos, além de antioxidantes como luteína e zeaxantina, que apoiam a visão.

Dicas de consumo: Consuma o agrião em saladas ou em sucos verdes para preservar suas vitaminas.

Goiaba

Essa fruta se destaca por estar entre as que possuem maior teor de vitamina C — de 200 a 250 mg, dependendo da variedade — até quatro vezes mais do que a laranja! De acordo com uma revisão publicada no Journal of Clinical and Diagnostic Research, a goiaba ainda pode ajudar no controle do açúcar no sangue e beneficiar o colesterol, favorecendo a saúde do coração e do metabolismo.

Dicas de consumo: Prefira consumir a goiaba in natura sozinha, em saladas de frutas ou inclua no preparo de sucos e vitaminas.

Couve

Barata e acessível, a couve também é considerada um superalimento devido à sua alta concentração de nutrientes e fitoquímicos (como fenólicos, carotenoides, vitamina C e glucosinolatos), compostos com potencial benefício na prevenção de doenças cardiovasculares, na proteção contra inflamações, na saúde ocular, no equilíbrio da microbiota intestinal e na atividade anticancerígena, como mostra a análise do Cogent Food & Agriculture.

Dicas de consumo: use a couve crua em saladas, sucos e sopas. Se refogar a verdura, cozinhe rapidamente para não perder vitamina C.

Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas, fibras e potássio, é um aliado importante da saúde do coração. Uma pesquisa publicada no The Journal of Nutrition mostrou que incluir um abacate por dia ajudou a reduzir os níveis do colesterol LDL (o tipo “ruim”) em adultos com sobrepeso e obesidade. A fruta promove saciedade, auxilia no controle da glicemia e melhora a absorção de vitaminas lipossolúveis.

Dicas de consumo: acrescente o abacate em saladas, vitaminas ou outras preparações salgadas, mas não exagere nas porções porque ele é um alimento mais calórico por ter gorduras.

Ovo

Por muito tempo, o ovo foi visto com desconfiança, associado a riscos para os bons níveis de colesterol e a saúde cardiovascular. Hoje, no entanto, a ciência mostra o contrário. Um estudo publicado no JAMA aponta que o consumo diário de até um ovo não aumenta o risco cardiovascular e pode até contribuir para a melhora do perfil lipídico. Além disso, o alimento se destaca por sua proteína de alto valor biológico, que apoia a massa muscular e ajuda a prolongar a sensação de saciedade, além de fornecer antioxidantes como luteína e zeaxantina, que apoiam a visão.

Dicas de consumo: varie o preparo para consumir o ovo. Consuma cozido, mexido ou pochê, por exemplo. Apenas evite colocar gordura em excesso.

Fonte: Ana Cristina Gutiérrez, nutricionista, Mestre em Nutrição e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile