Maio é o mês da prevenção do câncer de pele: saiba como se proteger

Maio é o mês da prevenção do câncer de pele: saiba como se proteger

2eb41f51-c61e-478b-b580-ae9bfb7cd18fO mês de maio é dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico do câncer de pele. Correspondendo a aproximadamente 25% dos tumores malignos, o câncer de pele é uma enfermidade com aumento incontrolável de células cutâneas anormais e apresenta altas chances de cura se detectado precocemente.

Levantamentos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), detectam que entre 2003 e 2013, o número de mortes por câncer de pele cresceram 55% no Brasil. (Em 2013, o câncer de pele matou 3.316 brasileiros (último dado disponível), média de uma morte a cada três horas. Dez anos antes, em 2003, foram 2.140 óbitos).

De acordo com a Dra. Aline Marcassi, dermatologista do Amato Instituto de Medicina Avançada, existem diferentes tipos de câncer de pele e a maioria dos casos está ligada à exposição excessiva aos raios solares. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum e que apresenta melhor prognóstico, com baixa taxa de mortalidade; já o melanoma é menos comum, mas apresenta uma taxa maior de mortalidade, pois pode provocar metástases para outros órgãos. O câncer de pele está mais ligado a pessoas com mais de 40 anos, com histórico da doença na família, com pele e olhos claros e que se expuseram excessivamente ao sol ou agentes químicos ao longo da vida. Pessoas que têm muitas pintas também têm mais risco de desenvolver a doença.

A demora no diagnóstico do câncer de pele pode mudar o seu tratamento. Segundo o Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico do Amato Instituto de Medicina Avançada, o que poderia ser uma simples cirurgia pode se transformar em uma cirurgia complexa para reconstrução e além de trazer sequelas com difícil reparação. No caso do melanoma, o tratamento pode envolver esvaziamento linfático, e até quimioterapia.

Tipos de câncer de pele

Os principais cânceres de pele são o Carcinoma Basocelular (CBC), o Carcinoma Espinocelular (CEC) e o melanoma. O CBC pode ter a aparência de uma lesão brilhante, avermelhada ou acastanhada, com pequenos vasos na superfície, que às vezes apresenta sangramento espontâneo. O CEC normalmente é uma lesão avermelhada áspera, às vezes endurecida, que também pode parecer uma ferida que não cicatriza. Esses tumores costumam aparecer em áreas cronicamente expostas ao sol, como rosto, colo e antebraços. Já o melanoma é um tumor que pode ser mais agressivo, ocasionando metástases e se parece com uma pinta, porém com algumas peculiaridades:

– Assimetria: dividindo-se a lesão ao meio, as metades são diferentes
– Bordas: bordas irregulares
– Cor: várias cores em uma mesma lesão, com diferentes tons de acastanhado, preto, branco ou vermelho
– Diâmetro: geralmente (mas nem sempre) maior que 6 mm de tamanho (o diâmetro de uma borracha de lápis)

Pela enfermidade se apresentar de várias formas é necessário estar atento para o surgimento de manchas, pintas ou marcas pelo corpo. Também é preciso prestar atenção aos formatos, cores, tamanho e evolução de qualquer pinta ou mancha na pele. Um autoexame regular é importante e permite a detecção precoce do câncer de pele.

“Outras medidas que podem ser úteis no dia a dia é reduzir a exposição solar protegendo a pele com chapéus, camisas de manga longa, saias longas ou calças, evitar a exposição ao sol entre às 10h e 16h e usar protetor solar com FPS de no mínimo de 30 e reaplica-lo a cada 2h. lembrando que o protetor solar também deve ser usado nos meses de inverno. E caso haja qualquer alteração ou dúvida procure um dermatologista ou cirurgião plástico”, alerta o Dr. Fernando Amato.

Inscreva-se

Nossos colunistas

459 POSTS

Colunas

Cinco dicas para reter massa muscular durante a menopausa

A menopausa é um período marcado por mudanças hormonais...

Vida sexual na terceira idade ainda gera dúvidas nos homens

A chegada da terceira idade é uma fase repleta...

O que comer para ganhar massa muscular? Especialista esclarece!

Um plano alimentar balanceado, rico em proteínas, carboidratos e...

Artigos populares

Helô Pinheiro e Bruna Lombardi compartilham inspirações para viagens na maturidade

As musas da música e da teledramaturgia marcaram presença...

Empreendedorismo depois dos 60 

Fórum de Turismo 60+ trouxe empresários renomados do setor...

Escondidinho brasileiro é escolhido como o melhor prato assado do mundo

Eleito pela Tastealtas, a receita desbancou a famosa parmegiana...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui