Recital de musica de Câmara do coro da OSESP no próximo domingo

Nesta semana, no domingo (06/abr), a recém-inaugurada Estação CCR das Artes será palco para dois concertos: às 11h, o Coro da Osesp apresenta seu segundo recital da Temporada 2025 com o novo Regente Titular, o britânico Thomas Blunt. O programa será dedicado a dois germânicos: um autor da música antiga, Heinrich Schütz, com a obra Selig sind die Toten [Bem-aventurados os mortos], e a Johannes Brahms, de quem ouviremos o emocionante Um réquiem alemão, uma das mais ambiciosas partituras de todo o Romantismo.

Mais tarde no mesmo dia, às 18h, a Estação CCR das Artes será palco do primeiro recital de música de câmara desta Temporada. Formado por instrumentistas da Osesp, o Septeto 1913 vai interpretar o célebre Prelúdio da ópera Tristão e Isolda, de Richard Wagner, e Metamorphosen, de Richard Strauss, ambos em versões para septeto de cordas. Para vozes e piano a quatro mãos, as valsas Liebeslieder, de Johannes Brahms, serão executadas por integrantes do nosso Coro.

Apesar de as duas obras do programa apresentado pelo Coro serem intrinsecamente diferentes em ambição e estilo, sua justaposição é bem coerente. Johannes Brahms [1833-1897] era um dedicado estudioso da música do passado. Tinha admiração particular pelos grandes mestres germânicos que o antecederam, entre os quais Heinrich Schütz [1585-1672] ocupava lugar de honra. Seu Réquiem alemão pode ser visto como uma reconexão consciente com essa tradição da música sacra alemã, atualizando-a com sua própria linguagem romântica.

A lenda medieval que narra o amor impossível entre Tristão e Isolda adquire contornos filosóficos e românticos na ópera de Richard Wagner [1813-1883]. Composta na década de 1850, a obra reflete a conturbada vida amorosa do compositor e é intensificada pela leitura de Schopenhauer, que defendia a arte musical não como “cópia da manifestação da vontade, mas cópia direta da própria vontade”. A intensidade erótica dessa “vontade”, que levará Isolda a “morrer de amor” no longo êxtase que encerra a ópera, já está presente em seu famoso “Prelúdio”, uma das peças mais importantes da história da música.

SERVIÇO

06 de abril, domingo, às 11h [Coro da Osesp] e às 18h [Concerto de Câmara]
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz, São Paulo, SP
Bilheteria (INTI): osesp.byinti.com | salasaopaulo.byinti.com
Mais informações nos sites oficiais da Osesp e da Sala São Paulo.

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1341 POSTS

Colunas

Dor de cabeça; quando procurar ajuda?

Popularmente conhecida como "dor de cabeça", a cefaleia tem sido uma...

Como cuidar da pele nos dias mais frios

Rotinas de Skin Care deve ser adaptada para os dias...

Outono exige atenção redobrada

Com a chegada do outono, é comum que os...

Você sabe o que é distonia?

A estimativa é que mais de 65 mil pessoas...

Artigos populares

Dopamine Land: experiência multissensorial

Em uma sequência de instalações coloridas e brilhantes, a...

Já pensou em ir para Córdoba ?

Córdoba é segunda maior cidade da Argentina, localizada no...

Trabalhar depois dos 50? Veja dicas valiosas para começar!

Começar um negócio na maturidade pode parecer desafiador, mas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui