Onde, quando e como: KAYAK revela o comportamento do viajante em novo Relatório de Tendências de Viagens

Uma das atividades que os brasileiros mais realizam é viajar, e o principal metabuscador de viagens do mundo apresenta um novo Relatório de Tendências de Viagens 2023 que revela quando os usuários viajam, o que preferem e ainda como se planejam. Com base em dados atualizados, o KAYAK revela as principais tendências no setor e insights sobre o comportamento dos viajantes. 

Para ter um panorama completo do viajante, o buscador analisou seus dados proprietários entre 2019 e o primeiro trimestre de 2023, destacados em sete categorias, que são: 

  • Calendário de feriados
  • Planejamento de viagens 
  • Preferência de hospedagens
  • Preferências de carros 
  • Destinos em alta
  • Quem ama nos visitar 
  • O comportamento dos preços

O levantamento traz dados sobre os períodos de viagens mais importantes de acordo com o volume de buscas que se destacam ao longo do ano. Por meio dos dados revelados, pode-se concluir que os feriados mais buscados pelos brasileiros para viajar são Carnaval e Corpus Christi – períodos favoritos na primeira metade do ano -, enquanto Natal e Réveillon ganham maior destaque no segundo semestre.  

Para Gustavo Vedovato, Country Manager do KAYAK no Brasil, o relatório é de suma importância para acompanhar as rápidas transformações do mercado. “Como o metabuscador líder de viagens, nossos dados são muito enriquecedores, pois revelam como os usuários planejam as suas viagens, quais são suas preferências, as datas mais relevantes e muito mais. É uma excelente oportunidade para as empresas do setor entenderem melhor nosso público e ficar por dentro do mercado em rápida mudança”, comenta.  Quanto ao planejamento das viagens, o relatório do KAYAK aponta que, para viagens mais longas, como as férias de julho e as férias de final de ano, o planejamento dos viajantes parece começar com cerca de 11 meses de antecedência. Para o Carnaval, os brasileiros começaram a planejar a folia com 8 meses de antecedência em 2022. Em 2023, os preparativos começaram com 10 meses de antecedência. No entanto, é possível notar que as buscas se intensificaram mais perto da data, a partir do dia 1º de janeiro. Se compararmos com as férias de julho e as férias de final de ano, observamos que, para estas datas, as buscas aumentam de forma mais gradual. Dos dez destinos mais buscados pelo viajante brasileiro, nove são nacionais, e seis deles são praias.   Top 10 destinos:
Lisboa é o destino internacional mais buscado pelos brasileiros,segundo o relatório. Visitar Portugal parece estar na rota dos brasileiros com uma boa vantagem, seguido por Buenos Aires e Miami, que por sua vez demonstraram crescimento no interesse dos brasileiros na comparação anual.  Top 10 destinos internacionais:
E quais países mais procuram viagens para o Brasil? O turismo receptivo no Brasil é liderado pelos Estados Unidos. Quando se trata da escolha de hospedagem, o Rio de Janeiro parece ser a cidade preferida para os viajantes internacionais.  O relatório fecha com o comportamento dos preços sendo muito semelhante nas três principais datas analisadas (Carnaval 2022, Carnaval 2023 e férias de julho 2022). O levantamento indica que o momento ideal para reservar passagens aéreas para voos nacionais é com 15 a 30 dias de antecedência a data da viagem, momento em que os dados mostram os preços mais baixos no período analisado. ​​Para as viagens nacionais planejadas para o final de ano de 2022, os dados mostram que os preços dos voos parecem ser mais estáveis com cerca de dois meses de antecedência. O KAYAK desenvolveu este relatório com o objetivo de ajudar a planejar e realizar viagens futuras, de acordo com as tendências que observa de seus usuários. Confira o relatório na íntegra com todas as informações e insights acessando o site ou baixando a versão PDF. O metabuscador também acompanha o processo de planejamento de viagens em todas as suas etapas, oferecendo ferramentas gratuitas como a Lista de Desejos, que permite salvar seus destinos preferidos para começar a planejar somente quando estiver pronto; o Explore, que permite a descoberta destinos de acordo com o valor que o usuário está disposto a investir na viagem; e caso haja uma data específica de viagem, existem também os Alertas de Preços, com os quais os usuários podem programar notificações para receber as variações de preços dos voos, indicando o melhor momento para fazer a reserva e economizar.

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui