Neste mês, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Única da Universidade Santo Amaro (Unisa) lança o ReciclaVET, um projeto que integra educação ambiental, saúde animal e saúde pública. A iniciativa permite que moradores da zona sul de São Paulo troquem resíduos plásticos recicláveis por vacinas e antiparasitários para seus animais de estimação.
Idealizado por alunos da graduação em Medicina Veterinária, durante a disciplina Saúde Única, o projeto ganhou força com o apoio dos professores Bruno Alonso Miotto e Adriana Cortez, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Única da Unisa. A ação conta com o apoio da empresa Zoetis, responsável pelo fornecimento dos imunizantes e antiparasitários, e da Coopercaps, cooperativa encarregada da coleta e destinação dos materiais recicláveis.
Como funciona a troca
Para cada dose de vacina ou antiparasitário, o tutor deve entregar um saco de 50 litros contendo plástico rígido reciclável e limpo, como garrafas PET e embalagens rígidas. Os atendimentos serão realizados na Clínica Veterinária da Unisa, mediante agendamento prévio. Estão disponíveis vacinas para cães (Vanguard® PLUS) e gatos (Felocell CVR®-C), além de antiparasitários específicos para cada espécie. A expectativa é beneficiar até 800 animais e tutores até dezembro, com a arrecadação de aproximadamente 800 sacos de lixo reciclável.
|