SP: Centro para idosos, em Santo André, oferece cuidados e atividades fí­sicas

Uma creche para idosos. O que parece antagônico é certamente a melhor definição para o Centro de Convivência Alegria de Ser. Como uma creche, ele cuida, estimula atividades e auxilia as famílias que trabalham e estudam, mas que não querem abrir mão do convívio diário com seus familiares, que por vezes não podem, ou não querem ficar sozinhos em casa durante todo o dia.

 

image011

 

O espaço abre das 7 da manhã até as 19h. O período de permanência pode ser integral, ou somente no período da tarde, com freqüência mínima de 3 dias. São oferecidas 5 refeições diárias, balanceadas por nutricionistas, opção de transporte acompanhado e uma equipe de profissionais- cuidadores, fisioterapeutas e nutricionista, que garante o atendimento às necessidades básicas. Mas o Centro de Convivência Alegria de Ser vai além.

Ele tem por missão o respeito pela história, limitações e desejos de cada Ser visando aumentar o bem-estar e a alegria dos dias que ainda estão por vir. Para isso são oferecidas atividades elaboradas por uma equipe especializada no atendimento ao idoso, incluídas na mensalidade, de forma a promover e estimular a interação social. São elas:

 

Culturais: Leitura ou contação de história, hora da música para ouvir e/ou cantar, filmes educativos ou motivadores.

Motoras: Fisioterapia, jogos e caminhadas além de trabalhos manuais e artesanato (crochê, tricô, bordado, tapeçaria, tear, uso de materiais recicláveis, dobradura, pintura, decoupage).

Ritmos: Consiste em uma aula com músicas de diversos ritmos variados e envolventes, de forma descontraída e animada.
Treinamento Funcional: Simulação de atividades do cotidiano para a melhora da capacidade funcional do corpo, da flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, força e resistência.

Alongamento:  Visa a melhora e a manutenção da flexibilidade, e auxilia no relaxamento da musculatura.

Relaxante:  Através de exercícios de alongamento, massagem, um pouco de meditação e trabalho respiratório, a aula contribui para alivio do stress.

Atividades físicas: Adaptadas conforme a necessidade dos idosos, promovendo descontração, interação no grupo e socialização. A atividade física para o idoso possui vários benefícios como: flexibilidade, força muscular, equilíbrio e melhoria nas atividades do dia- a –dia.

Jogos recreativos: Proporciona estímulos físico, mentais e psíquicos. Desenvolve a socialização é considerado um treinamento cognitivo auxiliando na terapêutica do Alzheimer. Entre os jogos oferecidos estão: tabuleiro, bingo, wii, baralho, forca, batalha naval, dardo, taco, peteca e stop.

Músicas: Possibilita um resgate de lembranças, relacionada à família e aos lugares, proporcionando bem-estar, relaxamento, distração e conforto.

Jardinagem: Considerada uma terapia, que serve como estimulante para os sentidos, ativa também as funções cerebrais como: habilidades e destreza manual, criatividade, orientação espacial, motivação e interesse

Horta: Outra forma ocupacional, participando e acompanhando os ciclos, processos e dinâmicas naturais. Estimula a consciência para a preservação ambiental, oferece oportunidade para a compreensão da interrelação e interdependência dos organismos. Desenvolvem-se conhecimentos e habilidades que estimulam a produzir, descobrir, selecionar e consumir alimentos saudáveis.

Dia da beleza: Momento de lazer, diversão e resgate da auto-estima do idoso.

Festas típicas: Organizadas e planejadas sempre com a participação dos idosos e familiares.

 “Nesta etapa da vida, o foco principal das atividades não é ensinar e sim diminuir as inevitáveis perdas cognitivas”, fala Franco Antônio Catena, que trabalhou em São Paulo em um espaço nos moldes propostos pelo  Alegria de Ser, e divide com o empresário Renzo Grosso, a coordenação desta iniciativa pioneira no ABC. “Num olhar sobre as finanças das famílias, nosso Centro é também uma excelente opção”, ressalta Grosso. Para o futuro, o Centro de Convivência já tem programada a abertura do atendimento domiciliar e também do serviço de Hostel, que oferece pernoite para pequenos períodos. “Não ter internos, ou pessoas já muito incapacitadas, faz com que a casa tenha um astral descontraído e festivo. Viver com Alegria é o nosso objetivo”, resume Franco Catena.

 

Alegria de Ser

Rua das Laranjeiras, 389 – Bairro Jardim
Santo André – SP
Tel: +55 (11) 2774.3557

Cel: (11) 98202 1562 TIM
Cel: (11) 94538 8865 CLARO
Cel: (11) 99987 1070 VIVO

Inscreva-se

Nossos colunistas

465 POSTS
1265 POSTS

Colunas

Artigos populares

Excursões rodoviárias são cada vez mais procuradas.

Os cruzeiros marítimos, sem dúvida, são os “queridinhos” do...

Recital de musica de Câmara do coro da OSESP no próximo domingo

Nesta semana, no domingo (06/abr), a recém-inaugurada Estação CCR das Artes será...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui