3º Festival da Lua Chinês esse final de semana em São Paulo

o Festival da Lua Chinês, é o maior evento cultural chinês do Brasil,  está em sua terceira edição e tomará conta da Rua 25 de Março. Com programação cultural gratuita para toda a família, o final de semana será de imersão na cultura chinesa, com apresentações artísticas, demonstrações de artes marciais e danças folclóricas, workshops, shows com o grupo internacional Zhejiang Wu Opera Troupe; Desfile Retumbante dos Tambores da Lua, e o maior dragão brasileiro, medindo 105,91 metros; além de barracas com culinária típica, incluindo os famosos bolinhos da lua, que são símbolos do festival e, nesta edição, contará com a presença especial do vencedor do Master Chef Confeitaria, César Yukio, com receitas autorais.

Também conhecido como Festival do Meio do Outono, o encontro celebra uma festividade tradicional na China e, no Brasil, reúne a comunidade para compartilhar sua rica tradição com a população brasileira e outras nacionalidades que vivem na metrópole multicultural que é São Paulo.

Em algumas comunidades da China, o evento é celebrado com desfiles pelas ruas, onde lanternas são acesas e acontecem as danças do leão e do dragão, simbolizando sorte e prosperidade para o ano vindouro. Presentear os entes queridos com os bolos da lua também faz parte da tradição.

Outro destaque típico das festividades na China e que estará no 3º Festival da Lua Chinêssão as lanternas coloridas, símbolos auspiciosos e ornamentos tradicionais que formarão uma atmosfera encantadora e envolvente, transportando os visitantes para a o clima festivo e mágico do evento milenar.

 

Festival da Lua e sua lenda milenar

Assim como muitas festividades orientais, o Festival da Lua tem suas raízes em histórias transmitidas ao longo das gerações. Uma das mais conhecidas está ligada à figura da Senhora Chang’e, a deusa da lua. Segundo a lenda, em um passado distante, a Terra sofria com a presença de dez sóis que escaldavam tudo e privavam as pessoas de água e vida. Um herói chamado Hou Yi subiu ao topo da Montanha Kunlun e, com seu arco e flechas, abateu nove dos dez sóis, salvando assim a humanidade.

Após essa proeza, Hou Yi encontrou a Rainha Mãe, que lhe presenteou com o elixir da imortalidade. Ele confiou o elixir à sua esposa, Chang’e, para que o guardasse. Porém, um vizinho invejoso descobriu a existência do elixir e tentou roubá-lo de Chang’e na ausência de Hou Yi. Desesperada, ela tomou o elixir e imediatamente se transformou em uma deusa, voando em direção ao céu. Porém, seu amor por Hou Yi a fez pousar na lua, ao ponto mais próximo da Terra.

Quando Hou Yi retornou e descobriu o desaparecimento de sua esposa, ficou devastado. Ao olhar para o céu e chamar pelo nome dela, viu que a lua estava particularmente brilhante e cheia, avistando assim Chang’e. Em homenagem à sua amada esposa, Hou Yi começou a oferecer os bolos favoritos de Chang’e como uma forma de oração para receber as bênçãos celestiais. Desde então, tornou-se uma tradição chinesa adorar o céu e celebrar o Festival da Lua com os bolos lunares.

 

3º Festival da Lua Chinês em São Paulo

GRATUITO – para toda família

Data: 04 e 05 de outubro de 2025

Sábado: das 10h às 21h

Domingo: das 10h às 18h

Local: Rua 25 de março, esquina com a Ladeira Porto Geral – Metrô São Bento, Centro Histórico – São Paulo – SP

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

468 POSTS
1605 POSTS

Colunas

Água adicionada com cálcio e magnésio aposta em saúde e bem-estar

A nova água mineral Essenziale estreia no mercado brasileiro...

Lavar ou não lavar os ovos?

Em um país onde os ovos estão presentes diariamente...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui