10 alimentos que ajudam na prevenção de linfomas e do câncer


A alimentação é um ponto importante na prevenção. Dietas que restringem o consumo de açúcares, farinha refinada, industrializados, frituras e carnes vermelhas, principalmente as mais bem passadas/torradas, levam a menor incidência de cânceres no geral e diminuem sua gravidade quando esses, ainda assim, aparecem.

Para evitar a doença não se deve falar em alimentos mágicos, mas em uma combinação de componentes para tal, como exercícios físicos diariamente, dieta rica em grãos integrais, gorduras de boa fonte, alimentos não processados, frutas, legumes, vegetais no geral.

Veja a lista com os 10 melhores alimentos para a prevenção do câncer, feita com a ajuda de Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em nutrição clínica e estética. 

1 – Água de Coco: possui várias propriedades benéficas para o corpo, pois, têm ação anti-inflamatória, antioxidante, ajuda no controle da glicemia e no controle da proliferação de células cancerígenas, pois atua melhorando o sistema imunológico. Possui muitos minerais, sendo considerada um excelente alimento natural, rica em potássio, sódio, magnésio e cálcio. Excelente detoxificante e protetor mitocondrial. A água de coco tem o poder de alcalinizar o organismo e sua ingestão glicemia é a longo prazo a água de coco tem a capacidade de controle celular ou seja, melhora a função celular para a captação do açúcar.

Importante: a água de coco como muitos pensam não deve ser usada como isotônico ou reidratante. Na prática de atividade física o organismo perde muita água sendo 40 a 60mg praticamente só de sódio. Portanto, perde de ser muito mais sódio que potássio. A água de coco possui em 100 ml bastante magnésio (22 mg), pouco sódio (7mg) e muito potássio (220 mg). Por isso ela não é um reidratante natural.

2 – Acerola: riquíssima em vitamina C, perdendo somente para o Camu Camu, fruta típica da região norte. Essa frutinha vermelha tem poderes incríveis para a saúde, ajuda no controle da glicemia, no controle de células cancerígenas. Sendo antimicrobiana, ajuda na proteção do fígado, e no controle do colesterol, além de melhorar o sistema imunológico. A acerola é muito mais que uma frutinha rica em vitamina C, ela é uma das maiores fontes de polifenóis considerada uma das “berries brasileiras”. Uma outra boa notícia dessa frutinha milagrosa é que ao congelar não há perda de antocianinas e flavonóides. As antocianinas são substâncias que ajudam a combater os radicais livres e os flavonóides são potentes antioxidantes contendo enzimas como SOD (superóxido dismutase). Substancia que é capaz de proteger as mitocôndrias que são organelas que queimam gorduras, geram energia para o organismo ter mais disposição e bem-estar.

3 – Caqui: com sua coloração típica amarela avermelhada devido a ação dos carotenóides, que são pigmentos vermelhos, amarelos ou até mesmo alaranjados são ricos em vitamina A. Sendo fundamental para melhorar o sistema imunológico, ajuda no controle de células cancerígenas, na saúde dos olhos e fígado além de ser excelente para proteção da pele e cicatrização. O caqui é indicado para o tratamento de várias doenças devido a conter um nutriente que faz todo o diferencial que é o Tanino. O chá do extrato das folhas do Caqui são riquíssimas em Taninos auxiliando assim no sistema imunológico e consequentemente dando uma proteção extra contra a proliferação de células cancerígenas. 

Importante: uma fruta com teor de proteínas baixos é alta fonte de carboidratos, pessoas diabéticas precisam ter cautela ao consumi-las, nunca ingerir essa fruta sozinha. Sempre com uma fonte de proteínas ou gorduras.

4 – Graviola: fruta típica de regiões tropicais, sua ação contra o câncer é bem conhecida com propriedades comprovadas por diversos estudos. A notícia boa é que todas as suas partes são aproveitadas, folhas, casca, polpa e sementes. Sendo indicado além de comer a fruta ingerir o suco. A folha da graviola é a parte, com maior ação anticarcinogênica principalmente nos cânceres de melanoma, câncer de próstata, pâncreas e câncer de mama. O chá da graviola também é muito eficiente para o controle do açúcar no sangue e sabemos que a célula tumoral se alimenta de açúcar. Sendo assim uma forma eficaz de tratar o paciente com câncer é inibir a entrada de açúcar na célula consumir o chá de graviola. É a graviola faz isso com total maestria.

5 – Mamão: uma fruta espetacular para incluir todos os dias. Possui ação antiinflamatória, imunomoduladora, ajuda no controle do diabetes, colesterol, glicemia, hipertensão entre outros. Alguns compostos importantes fazem parte do mamão sendo a quercetina a mais importante. É um flavonóide natural que é um potente nutriente contra o câncer e não podemos esquecer que a quercetina é também um excelente antialergico. O mamão possui concentrações altas de licopeno que está associado à prevenção de cânceres de próstata, mama e proteção hepática. 

6 – Romã: a Romã aproveita tudo e em termos de saúde a fruta possui diversos benefícios, principalmente em relação ao câncer. Têm alto poder alcalinizante devido a dois componentes, a punicalagina e a punicalina além de conter vários componentes fenólicos como a antocianina que ajuda na proteção contra a proliferação de células cancerígenas. A romã é um potente e anti-inflamatório devido à ação do ácido elágico e antioxidante.

7 – Própolis: a própolis é uma resina rica em diversas propriedades benéficas para a saúde além de ser fundamental contra o câncer. Possui ação quimiopreventiva e quimioterapeutica para o tratamento e prevenção. O própolis possui ação imunomoduladora, sendo recomendado o seu uso durante o tratamento de quimioterapia. Mas é necessário evitar seu consumo 24 horas antes e 24 horas depois da administração dos quimioterápicos. Isso para que os medicamentos tenham ação desejada no combate ao câncer, pois como a própolis tem uma ação antioxidante muito forte ele pode inibir os efeitos dos medicamentos. Os principais tipos de tumores que a própolis tem sido estudado com efeitos positivos, são os, câncer oral, de mama, melanoma, cânceres intestinais e câncer de próstata. 

8 – Geleia Real: a Geleia Real é uma mistura de pólen com secreções das abelhas-operárias resultando em uma geleia leitosa, sendo considerada o leite materno das larvas selecionadas para serem abelhas rainhas, além de ser um alimento exclusivo da abelha rainha que consegue viver anos devido a composição nutricional que a geleia real possui ela é considerada um potente antioxidante e protetor celular. Na geleia real existe um composto de várias proteínas exclusivas “Royalactina” não sendo encontrada em nenhum outro alimento. Estudos comprovam sua eficácia no controle do cortisol elevado devido ao estresse crônico ou possíveis tumores. Manter os níveis de cortisol equilibrado é importante para o sistema imunológico e consequentemente prevenção de doenças como câncer.

9 – Tomate: o tomate é um fruto muito benéfico para alguns tipos de tumores, principalmente o câncer de próstata e de mama devido ao poder da Alfa-solaninas inibirem o poder invasivo de células cancerígenas de fazerem metástases. Pois as solaninas têm ação defensiva. Além do tomate conter também doses consideradas de licopeno, nutriente responsável para prevenção principalmente de cânceres de próstata, porém para o tomate liberar o licopeno o fruto deve ser aquecido com uma fonte de gordura.

10 – Sementes de Linhaça e Chia: são duas sementes ricas em ômegas 3 e lignanas, que são estruturas fibrosas. Essas estruturas tem o poder de gelificar, ou seja, de formar um gel, com o papel principal de neutralizar o efeito excessivo do estrogênio no corpo. Isso evita que este hormônio prejudique as glândulas mamárias, sendo muito benéfico na terapia e prevenção do câncer de mama. Essas sementinhas têm o poder de estimular enzimas de fase 1 e fase 2, na detoxificação do corpo para a prevenção de todos os tipos de cânceres. As sementes de linhaça e chia também possuem vários polifenóis em destaque para a isoflavona, compostos, com ação hormonal, incluindo a daidzeína, glicitina, gliciteína, genisteína. Esses compostos também são muito encontrados na soja, é que possuem ação contra o câncer de mama. 

Fonte: Instituto Nutrindo Ideais

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui