Mercado da nostalgia: 83% dos brasileiros sentem conexão emocional com as décadas de 80, 90 e 2000

Pesquisa analisa a tendência de mercado e mostra quais produtos trazem mais saudosismo nas gerações atuais
Mesmo em um mundo em constante evolução, existem alguns produtos que fazem a conexão entre o presente e o passado, e que ficam guardados na memória como marcos de toda uma geração. Estes, frequentemente, trazem um sentimento de nostalgia quando resgatados, seja através de uma fotografia, de uma roupa ou de um eletrônico. 

Apostar nesse sentimento de nostalgia é, hoje, uma tendência de mercado que vem ganhando muitos consumidores. A moda busca trazer de volta produtos que carregam lembranças da infância e da adolescência de muitas gerações, fazendo uma conexão emocional com momentos bons vividos no passado, e que, por isso, têm sido cada vez mais relembrados no presente.

Para entender essa tendência de mercado, investigando se as pessoas estão realmente sentindo apelo na moda dos produtos nostálgicos, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliação de produtos online, realizou uma pesquisa entrevistando brasileiros de todas as idades e regiões do país.

E, quando falamos de conexão com o passado, poucos produtos fazem essa ponte melhor do que as televisões e seus aparelhos acessórios. Quando perguntados sobre quais eletrônicos que antecederam o advento da internet são os mais lembrados, os itens destacados pelos entrevistados foram o videocassete, com 57% das respostas, e, na sequência, as TVs de tubo, apontadas por 43% dos respondentes.

Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores, relembra que a televisão, durante muito tempo, foi a principal fonte de informação e de entretenimento de muitas pessoas. “Famílias e amigos se reuniam em volta de uma TV para assistir aos seus programas favoritos, e isso cria uma conexão emocional muito forte com o produto. De forma semelhante, quando surgiram os videocassetes com suas fitas VHS, criaram-se novos hábitos relacionados à televisão. O ato de ir até uma locadora e passar, muitas vezes, algumas horas escolhendo um filme, marcou toda uma geração e é lembrado com carinho até hoje”, analisa Scherer. 

Entre os outros itens que marcaram a época, aparecem os telefones com fio, citados por 31% dos entrevistados; as câmeras fotográficas analógicas, indicadas por 23%, além dos vídeo games e do “discman”, com 21% das respostas.

Nostalgia Musical

E, no meio da variedade de produtos que foram febre entre as diferentes épocas, existem aqueles que despertam mais lembranças e nostalgia. Dentre as mídias que marcaram gerações, aqueles que trazem mais sentimento de saudosismo são as músicas, escolhidas por 69% dos entrevistados; seguida pelos programas de TV, com 43%; pelos filmes, com 35%, e pelas fotografias, com 24%.


Sobre o Guia dos Melhores
O Guia dos Melhores é uma plataforma de avaliação de produtos, fornecendo rankings com informações detalhadas sobre os itens examinados. O Guia dos Melhores tem o compromisso de fornecer informações precisas que irão auxiliar as decisões de compra dos consumidores de forma responsável e inteligente.

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Conheça os benefícios científicos do “cafezinho”

O café é uma das bebidas mais consumidas em...

A importância do diagnóstico precoce para a insuficiência cardíaca

Feito por meio de avaliação clínica, o diagnóstico da...

Como alergias alimentares podem prejudicar sua saúde e como resolver

As alergias alimentares são uma preocupação crescente em todo...

Artigos populares

Enjoy Punta del Este Hotel recebe Enjoy Poker Tour 2024

Hotel organiza principal torneio de poker da América Latina...

Começa o Festival do Camarão de Caraguatatuba

Começa hoje o tradicional Festival do Camarão de Caraguatatuba,...

“Navio Roupa Nova 2025” terá Fábio Jr como convidado

Seguindo a tradição de realizar grandes festivais em alto...

Caldos e sopas: “conforto e imunidade em uma tigela”

"As sopas e caldos são ótimas opções para quem...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui