5 técnicas que vão te ajudar aprender francês rapidamente

Professora Jana Schmidt, do Francês com Mademoiselle, compartilha técnicas de memorização

Aprender uma nova língua não é difícil e como tem muita gente se preparando para as olimpíadas deste ano na França, que tal conhecer mais a língua francesa? A professora Jana Schmidt, a Mademoiselle nas redes sociais, separou 5 técnicas de memorização que ajudam qualquer pessoa a aprender mais rápido o francês.

As dicas são simples e podem potencializar a aprendizagem, inclusive de outras línguas. Mas, voltando para o francês, que tal treinar?

  1. Leitura Dinâmica do Dicionário:

  – Exemplo: Ao ler uma palavra francesa, consulte o dicionário para entender seu significado e pronúncia. Destaque palavras-chave e crie associações mentais para facilitar a retenção.

  1. Repetição Espaçada:

– Exemplo: Grave palavras e frases em intervalos espaçados. Use aplicativos especializados, como Anki, que adaptam o tempo de revisão conforme o seu desempenho, maximizando a eficácia da memorização.

  1. Imersão Visual e Auditiva:

  – Exemplo: Assista a filmes, séries ou vídeos em francês para se familiarizar com a pronúncia, entonação e expressões idiomáticas. Combine isso com a leitura de legendas para fortalecer a associação entre som e significado. Essa dica é de ouro e não tem quem não goste!

  1. Mnemônicos Criativos:

  – Exemplo: Crie mnemônicos visuais ou acrônimos para lembrar regras gramaticais, conjugações verbais ou vocabulário, isso é algo que sempre faço nas aulas. Por exemplo, a frase “Pourquoi ma grand-mère mange du fromage?” Tradução: “Por que minha avó come queijo?”. Isso pode ajudar a lembrar a ordem dos pronomes possessivos (mon, ma, etc.).

  1. Ensino Recíproco:

  – Exemplo: Ensine a língua francesa a alguém. Explique conceitos, compartilhe seu conhecimento e corrija possíveis erros. O ato de ensinar fortalece a compreensão e a memorização. Isso aconteceu comigo no início dos estudos. Você pode treinar isso no cotidiano mesmo.

Vale lembrar que essas técnicas são comprovadas cientificamente, baseadas em estudos como”The spacing effect: A case study in the failure to apply the results of psychological research” (Melton, 1970) e “The Power of Mindful Learning” (Langer, 1997).

 

Fonte: Jana Schmidt – Professora de francês, certificada pelo CEFLE como professora de língua estrangeira, em Quebec no Canadá, com especialização em Programação Neurolinguística (PNL) pela Psynapse (École de Psychothérapie), em Lyon, França. Fundadora do projeto Francês com Mademoiselle

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1576 POSTS

Colunas

Lavar ou não lavar os ovos?

Em um país onde os ovos estão presentes diariamente...

Fobia por emagrecer pode afetar a saúde mental

O processo de emagrecimento vai muito além da balança:...

Axilas merecem mais atenção

Queixas em relação à mudanças nas axilas são muito...

Colher de pau: tradição perigosa

O uso da tradicional colher de pau ainda é...

Artigos populares

Idosos e pets – uma amizade que vale a pena !

Estudos mostraram que a posse de animais pode estar...

5 motivos para colocar Neuquén na sua lista de viagens para Argentina

Entre lagos cristalinos, vulcões ativos, dinossauros gigantes e vinhos,...

Lavar ou não lavar os ovos?

Em um país onde os ovos estão presentes diariamente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui