A turnê de São João 2016 de ALCEU VALENÇA celebra os gêneros musicais do agreste e do sertão brasileiros em Pindamonhangaba (SP), Arcoverde (PE), Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Itaúnas (ES).
No palco, o cantor mostra o melhor de seu repertório de xotes, forrós, baiões, cocos, toadas e emboladas – gêneros desenvolvidos no Brasil profundo, que o artista assimilou diretamente da fonte, nas festas, feiras e alto falantes de sua São Bento do Una natal, no agreste meridional de Pernambuco.
Sob esta influência, reprocessada em sua faceta sonora mais cosmopolita, Alceu apresenta sucessos de sua lavra, como “Coração Bobo”, “Cabelo no Pente”, “Tropicana”, “Táxi Lunar”, “Belle de Jour”, “Anunciação”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Tropicana” e “Flor de Tangerina”, tema da novela Velho Chico.
Como de hábito em suas incursões juninas, o cantor dispara um módulo de canções de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Pilares da identidade sonora nordestina, temas como “Baião”, “Xote das Meninas”, “Vem Morena”, “Sabiá”, “Pagode Russo” e “O canto da Ema” reafirmam com vigor que, assim como a embolada, o forró de todos os tempos também não tem parada.
Pelo canto dos aboiadores, emboladores e cantadores de feira, pelas toadas, cantigas de cego e outras manifestações que conhecera no berço, o compositor assimilou a música de Gonzaga desde as raízes que a constituíram: “Gonzaga dizia que o meu som é uma banda de pífanos elétrica. Não sou um tradicionalista, mas gosto de respeitar as tradições populares. Por isso, sou um espelho do meu povo: eu me reconheço e ele se reconhece em mim” – afirma.
Alceu canta ao lado de Paulo Rafael (guitarra e violão), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo) e Cássio Cunha (bateria).
ALCEU VALENÇA NO SÃO JOÃO 2016
17/06 – Pindamonhangaba
23/06 – Arcoverde
24/06 – Belo Horizonte – Minas Tênis Clube
25/06 – Salvador – São João da Bahia
26/06 – São Paulo – Clube Pinheiros
02/07 – Rio de Janeiro – Fundição Progresso
10/07 – Goiânia – Arraiá do Cerrado
16/07 – Itaúnas – Festival Nacional de Forró