Pix por aproximação pode facilitar golpes em locais movimentados como as feiras

Locais movimentados, como por exemplo as feiras livres, com intensa movimentação financeira, tornou-se um período propício para a ação de criminosos que aplicam golpes em pagamentos durante compras. Entre as fraudes mais comuns estão a troca de cartões e a alteração de dados em transações via Pix, um risco que pode se intensificar com a implementação do Pix por aproximação.

Segundo Thiago Amaral, sócio do Barcellos Tucunduva Advogados nas áreas de Meios de Pagamento e Fintechs, e professor da FGV/SP e do Insper, a distração e o uso cada vez maior de meios de pagamento digitais aumentam o risco de fraudes nesse período. “Os golpistas se aproveitam do alto volume de transações para aplicar fraudes, que passam muitas vezes despercebidas. Um dos golpes mais comuns é a troca de cartões, onde o consumidor entrega seu cartão ao vendedor, que observa a senha digitada e devolve outro cartão idêntico, mas pertencente a outra vítima”, explica Amaral.

O especialista recomenda priorizar pagamentos por aproximação com cartão ou carteiras digitais, que exigem autenticação em duas etapas, como senha, biometria ou reconhecimento facial. “Além disso, é fundamental conferir atentamente os valores exibidos na maquininha antes de concluir qualquer transação”, alerta Amaral.

Ele também destaca os riscos do Pix por aproximação. Como o pagamento ocorre apenas ao aproximar o smartphone de outro dispositivo compatível, fraudadores podem explorar essa facilidade para gerar cobranças indevidas em locais movimentados. Além disso, caso um celular desbloqueado seja roubado, o criminoso poderá realizar transações antes que a vítima consiga bloquear o aparelho.

“Para minimizar os riscos, é essencial ativar a autenticação por senha ou biometria no desbloqueio do celular e definir limites de pagamento no aplicativo do banco”

 

Fonte: Thiago Amaral é sócio do Barcellos Tucunduva Advogados e professor da FGV/SP e do Insper.

 

Inscreva-se

Nossos colunistas

472 POSTS
1694 POSTS

Colunas

Chorar faz bem

Chorar faz bem para a saúde, pois é uma forma natural de expressar emoções e pode ajudar a aliviar o stress e promover...

Roche lança novo sensor de glicemia com IA que antecipa quedas ou altas de açúcar no sangue

O laboratório Roche, líder global em monitorização da glicose,...

Cuidado ao espremer cravos e espinhas

Cravos, espinhas... quem resiste ao hábito de espremê-los de...

Artigos populares

Viagem ao Chile de carro exige seguro obrigatório. Entenda.

Cada vez mais brasileiros estão se aventurando em viagens...

Temporada 25/26 com Chitãozinho & Xororó

A PromoAção inicia oficialmente a temporada 2025/2026 com um...

Supere o Medo de Viajar Sozinha

A imagem de uma mulher explorando o mundo sozinha,...

A Importância do Planejamento Sucessório para Redução de Custos e Conflitos

O planejamento sucessório é uma ferramenta essencial para qualquer...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui