Axilas merecem mais atenção

Queixas em relação à mudanças nas axilas são muito frequentes em consultório. Suor em excesso, Odor, Foliculite e escurecimento da região afetam o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, gerando desconforto, limitando movimentos e causando até problemas com os relacionamentos. Mas tudo isso têm solução e muita tecnologia inovadora a favor.

Para começar, a reclamação mais comum é em relação à mudança na coloração da pele da região, o escurecimento; a pele fica manchada. Quando o paciente observa esta mudança, é bom saber que existem alternativas de tratamentos que podem ser feitos em casa, à base de clareadores e até o uso de hidratantes.

Muitas vezes a pele da axila escurece por traumas, que vão desde a forma de depilação, seja raspando com lâmina ou depilação à cera; pois isso machuca e pode gerar hiperpigmentação, principalmente em quem tem pele morena, negra; por isso, a forma de depilação é muito importante para a uniformidade da pele.

Portanto, não adianta a gente usar o clareador, se aquele trauma prosseguir de forma frequente e constante; uma alternativa que a gente consegue controlar este problema em consultório é o uso do Laser de Depilação, pois desta forma a gente retira essa forma de agressão.

Outro ponto: o próprio crescimento do pelo também é um fator inflamatório, que pode favorecer o escurecimento da região. A Foliculite é a inflamação dos folículos pilosos, aquele buraquinho onde nasce o pelo. Ela acontece pela infecção por bactérias, fungos ou vírus, irritação por atrito (depilação ou roupa apertada) e obstrução por suor, oleosidade ou uso de cosméticos.

Outra forma de trauma é o uso de desodorantes, que por vezes têm álcool em sua composição. Para pacientes que têm essa queixa recomendo Desodorantes Hipoalergênicos e sem base alcoólica. De preferência: evitar sprays e optar por Desodorante em Creme, que na maioria das vezes irritam menos.

Quando o tratamento é feito em casa, podemos alternar Clareadores à base de Ácido Kójico, Alfa Arbutin com um hidrante denso do tipo Bepantol, o Ciclaplast, Nutrel Balm, que vão ajudar a refazer esta barreira. E o clareador terá o seu papel neste clareamento.

Aqui vale uma ressalva: o tratamento com Clareador não deve ser diário pois o efeito pode ser oposto. O ideal é a pessoa usar o Clareador em dias alternados ou até duas vezes por semana, respeitando sempre a sensibilidade. Não é recomendado usar o Clareador, o Desodorante ou o que for nesta região se estiver sentindo ardência, o ideal é lavar e retirar o produto imediatamente.

No consultório temos também a alternativa de alguns Peelings, que podem ser aplicados especialmente na região da axila, sempre com o suporte da Dermatologista. Geralmente, recomendo uma sequência específica de Peelings.

Este Peeling não é agressivo e a cada sessão vai gerando o clareamento. Lembrando sempre dessa importância: que o procedimento não agrida, para não gerar a Hipercromia (excesso de pigmentação), que seria como um efeito rebote.

Os Lasers também estão em alta como opção de tratamento em Consultório. Tem algumas opções que são excelentes para o clareamento das axilas, pois eles conseguem atuar de forma mais profunda na pele, sem agredir. Por exemplo o Laser Q-Switched Nd-Yag é uma ótima opção porque ele tem esta característica. São necessárias algumas sessões.

Conseguimos excelentes resultados com o Laser não só em clareamento mas em textura da pele e também em relação à Foliculite, que é esta inflamação onde nascem os pelos.

Outra queixa comum é o odor. O cheiro característico acontece pela presença de bactérias nesta área. Essas bactérias vão metabolizar o suor e resultar em substâncias que geram o odor. Para piorar: alguns pacientes relatam o aumento de suor em situações de estresse e ansiedade, gerando um Looping infinito de desconforto e baixa autoestima… Os hormônios também interferem como na chegada da adolescência.

O tratamento atua em duas frentes: devemos atuar não só no excesso de suor, mas na eliminação dessas bactérias. A eliminação de bactérias exige alguns antibióticos localizados, que são utilizados em Creme e Sabonete com ação Antisséptica nesta região. Para reduzir o excesso de suor também existem algumas alternativas em Cremes, que ajudam a diminuir este suor.

No Consultório o que pode ser feito é a aplicação do Botox na região.  É um procedimento que tem uma eficácia alta no controle do suor e uma durabilidade média de 6 a 9 meses após a aplicação. Ele traz um alívio muito grande para as pacientes, que geralmente agora nesta época, antes de iniciar o Verão, procuram este tratamento para poder se manter o Verão inteiro sem aquele desconforto de excesso de suor, sem ter aquele risco de formar a famosa “pizza” debaixo do braço, que incomodam tanto as pessoas.

Por fim, cuidados no dia a dia para diminuir a chance de  escurecimento na axila, odor forte na região ou até Foliculite são importantes, sempre lembrar de hidratar a região com Hidratantes Calmantes, que são leves, e atenção com a forma de depilação. Esfoliação de forma leve também é uma opção para deixar a pele mais macia e clara, uma vez na semana ou a cada 15 dias e optar por produtos específicos.

Outro ponto de atenção é oferecer o mínimo de atrito. Então, ter cuidado com blusas e roupas apertadas ou de tecidos sintéticos, que podem sensibilizar a região. Opte por tecidos leves. Capriche na higiene. Na hora do banho sempre passar o sabonete nessa região.

Para quem gosta de receitas caseiras muito cuidado. Limão e açúcar? Nem pensar! Opte por Óleo de Coco e Aloe Vera por terem componentes que ajudam na hidratação, com uma ação de controle inflamatório.

E percebendo alguma alteração: nada de se esconder ou ficar constrangido, procure sua dermatologista. Há muitas opções.

 

Fonte:  Dra Priscilla Pereira –  Médica Dermatologista  (CRM 147255, RQE 50593)

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1560 POSTS

Colunas

Colher de pau: tradição perigosa

O uso da tradicional colher de pau ainda é...

Super alimentos para colocar na sua mesa

Alguns alimentos comuns nas feiras e acessíveis para o...

Artigos populares

Vai para a Espanha? Confira as cidades imperdíveis para o seu roteiro

Para aproveitar cada momento da viagem, especialista orienta planejamento...

Colher de pau: tradição perigosa

O uso da tradicional colher de pau ainda é...

Viagens para usar os sentidos

Viajar permite a vivência de diversas experiências. Ao conhecer...

Descubra a Malásia, o coração da Ásia

Entre a selva e o mar, arranha-céus futuristas e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui