Barras de Access se torna ferramenta poderosa para tratar da Síndrome de Burnout

A técnica de expansão da consciência, que utiliza toques manuais na região da cabeça, ajuda a equilibrar a ansiedade, dores, depressão e outros transtornos gerados pela doença

A Síndrome de Burnout, também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional causada por excesso de trabalho, atualmente é uma das principais doenças mentais que atingem os brasileiros. Além de terapias, novas práticas estão se tornando grandes aliadas para promover equilíbrio mental e emocional, e vencer a doença. É o caso das Barras de Access, técnica de expansão da consciência, já utilizada em mais de 170 países e que vem ganhando adesões também entre os brasileiros.      

Criada na década de 1990, as Barras de Access não são consideradas uma terapia, segundo a terapeuta Cristiane Comerian, diretora do Instituto Lírios, especializado em tratamentos alternativos e holísticos para promover saúde e bem estar, de São Paulo. “Trata-se de uma ferramenta para expandir a consciência e quebrar padrões, julgamentos, pontos de vista e crenças que criamos e seguimos ao longo da vida, influenciados por outras pessoas, e que acabam nos limitando”, explica. E esses bloqueios, de acordo com Cristiane, acabam interferindo no lado financeiro, profissional, inclusive na saúde e no lado psicológico.

Assim, a ferramenta de expansão da consciência trata da síndrome de Burnout ativando os 32 pontos da cabeça mapeados com toques manuais. Cada ponto corresponde a uma área da vida – dinheiro, controle, criatividade, sexo, cura, corpo, pontos de vista. “Ao correr as Barras eliminamos todos os pensamentos, preocupações, crenças e pontos de vista que provocam a ansiedade, insônia, cansaço, depressão, dores e outros sintomas da Burnout. É como se déssemos um quadro em branco para que a pessoa possa ‘redesenhar’ a sua vida a partir da própria essência, em estado livre de caos e tumultuo”, afirma a diretora do Instituto Lírios. 

Foi justamente o excesso de preocupação com trabalho levou a médica Maria Letícia ao quadro de ansiedade e depressão. Após experimentar diversas terapias sem sucesso, ela encontrou nas Barras de Access o caminho para recuperação. A melhora foi perceptível, segundo ela, logo na primeira sessão do tratamento. “Recuperei as minhas noites de sono e progressivamente a ansiedade foi diminuindo”, afirma. Com a mente mais tranquila, “consegui me organizar melhor e priorizar minha vida pessoal e saúde. A insegurança quanto a diminuir a carga de trabalho também diminuiu e, aos poucos, estou conseguindo me impor e ver que a minha saúde está em primeiro lugar”.

De acordo com Cristiane, a ferramenta deixa a pessoa mais consciente e observadora da sua própria vida. “Ela vê a situação fora da turbulência e aquilo que era tão complicado de resolver acaba ficando mais fácil e, com isso, elimina-se a insônia, as dores e outros sintomas incapacitantes”.

No caso da Síndrome de Burnout, a melhora significativa começa a partir de cinco sessões semanais consecutivas. Para se ter um resultado mais efetivo, recomenda-se dez sessões, e depois disso basta correr as Barras a cada 15 dias. O tratamento não tem contraindicação, podendo ser feito inclusive por gestantes e idosos.

“Apesar dos resultados duradouros, pode haver uma recaída depois de algum tempo, de acordo com o ambiente e situações desafiadoras que a pessoa venha a lidar futuramente”, alerta a terapeuta. “Precisamos levar em consideração que somos influenciados constantemente por sugestões e pontos de vista alheios. Mas depois do tratamento, o paciente está mais fortalecido e pode minimizar os impactos e até evitar que o problema volte a acontecer”, conclui.

Fonte: Instagram/@instituto_lirios.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Conheça dicas fáceis para uma rotina de hábitos mais saudáveis

Comece 2024 cuidando do seu bem-estar sem sair de...

Que tal começar o ano com hábitos saudáveis?

Dra. Mariela Silveira, diretora médica do Kurotel, fala sobre...

Descubra os poderes do Cranberry para saúde

Neste momento, uma imensa luta está se travando por...

Artigos populares

Saúde das mulheres: 15 alimentos essenciais para elas

Com rotina agitada e múltiplas tarefas, é fundamental para...

Saint Barthélemy: Celebração da vida o ano inteiro

Com vistas deslumbrantes para o Mar Caribenho e areias...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui