Idosos e pets – uma amizade que vale a pena !

Estudos mostraram que a posse de animais pode estar associada a níveis mais baixos de solidão. Uma análise de dados do BMC Geriatrics, feita com 5.210 idosos que eram parte de um estudo de envelhecimento, descobriu que aqueles que possuíam animais de estimação eram menos propensos a relatar a solidão. A pesquisa também constatou que as pessoas que não se declararam solitárias eram mais propensas a ter animais de estimação.

Em outro estudo publicado na revista “Aging and Mental Health”, foram analisados os dados da pesquisa de uma amostra de 830 pacientes de cuidados primários com 60 anos ou mais. A análise revelou que os donos de pets eram 36% menos propensos a relatar solidão. Estes estudos não provam, necessariamente, que os animais, de forma isolada, podem aliviar o problema, uma vez que demonstram associações e não uma causa. Alguém que tenha mais chances de ter um companheiro animal também pode ter mais propensão de gerenciar outros aspectos de sua vida que poderiam aliviar a solidão.

Animais de estimação não substituem a interação humana, mas podem ajudar quando alguém luta para estabelecer relações humanas significativas. De fato, não pense que não será mais necessário o contato humano porque acha que cachorros ou gatos são mais agradáveis ​​e não o contestam (pelo menos não de uma maneira que você possa entender).

Mas, um alerta – uma pessoa não pode substituir toda uma rede social, o bichinho ficará limitado àquilo que ele pode fazer. Um animal não pode, por exemplo, participar de todas as atividades. Uma tartaruga pode ser uma péssima parceira de corrida. Gatos são terríveis no karaokê. Na vida, sempre será necessário um sistema social que ofereça coisas diferentes em momentos diferentes; é por isso que solucionar o problema da solidão exigirá, também, a correção dos sistemas que o levam ao isolamento social.

Animais de estimação não podem resolver os problemas da solidão, mas eles podem ajudar. Contudo, um pet vem com responsabilidades e não é para todos. Você não deve simplesmente adotar um cachorro porque está se sentindo sozinho. É preciso estar preparado para cuidar do novo amigo. Além disso, nem todos eles, mesmo sendo da mesma espécie, são iguais. Uma lesma não é o mesmo que um coelho, hamster, pássaro, cachorro ou gato. Há uma tremenda diversidade em seus comportamentos. Pesquise se o animal escolhido corresponde a sua personalidade e, principalmente, ao seu estilo de vida.

Fonte: https://forbes.com.br

Inscreva-se

Nossos colunistas

467 POSTS
1575 POSTS

Colunas

Lavar ou não lavar os ovos?

Em um país onde os ovos estão presentes diariamente...

Fobia por emagrecer pode afetar a saúde mental

O processo de emagrecimento vai muito além da balança:...

Axilas merecem mais atenção

Queixas em relação à mudanças nas axilas são muito...

Colher de pau: tradição perigosa

O uso da tradicional colher de pau ainda é...

Artigos populares

5 motivos para colocar Neuquén na sua lista de viagens para Argentina

Entre lagos cristalinos, vulcões ativos, dinossauros gigantes e vinhos,...

Lavar ou não lavar os ovos?

Em um país onde os ovos estão presentes diariamente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui