Cajun Mardi Gras – O carnaval diferente de Louisiana

Quando você vê a palavra Cajun na frente de praticamente qualquer coisa, sabe que encontrou algo completamente diferente. Esse é o caso do Cajun Country Mardi Gras!

Agora, não vamos comentar se o Cajun Country Mardi Gras é melhor do que o Mardi Gras carnavalesco pelo qual Nova Orleans é mais conhecida, mas é definitivamente único e vale a pena uma viagem para a Louisiana. Quer caçar uma galinha?

Três tradições do Cajun Madri Grass
Pedindo os ingredientes para o Gumbo
Tradicionalmente conhecida como Courir de Mardi Gras, as festividades ocorrem em cidades do centro da Louisiana, no Cajun Country. Enraizado na história medieval francesa e trazido para a Louisiana no século 19, o Courir de Mardi Gras tem muitos rituais que se reúnem em uma celebração na terça-feira gorda. É comumente referido como “o verdadeiro Mardi Gras”. O evento principal do Cajun Country Mardi Gras é o tradicional courir ou “corrida” liderado pelo capitão do Mardi Gras. Participantes fantasiados e mascarados a cavalo, a pé ou em carroças percorrem o bairro realizando outro ritual milenar: a mendicância. Sim, implorando! Comunidades em todas as pradarias centrais da Louisiana têm sua própria opinião sobre o Courir de Mardi Gras. Em geral, porém, os foliões vão de casa em casa cantando e dançando para os proprietários, a fim de conseguir ingredientes diferentes para fazer um gumbo comunitário a ser servido mais tarde naquela noite. O último ingrediente, e destaque de toda a comemoração, é a galinha.
Correndo 

Toda a atenção está voltada para aquele frango, por isso é emocionante ver foliões fantasiados perseguindo com toda a intenção, o destaque do gumbo comunitário. Veja as fotos acima! Além da corrida, você verá fantasias coloridas, ouvirá músicas tradicionais do Mardi Gras e saboreará a autêntica culinária Cajun. O Courir de Mardi Gras de cada cidade é único e especial.

Em cidades e comunidades rurais como Mamou, Iota, Elton, Church Point, Faquetaigue e Soileau, você encontrará comida e eventos mais Cajun do que os nomes das cidades.

Em Church Point, há uma corrida infantil realizada alguns dias antes do tradicional desfile da Terça-Feira Gorda. Em Tee-Mamou, o capitaine levanta uma bandeira para avisar os corredores do Mardi Gras que devem desmontar e se aproximar da casa, entoando uma tradicional “canção de mendicância” chamada Le chanson de Mardi Gras. Esta comunidade acolhe uma das celebrações mais notáveis, que no passado atraiu muitos visitantes para eventos que apresentavam dança e uma corrida feminina separada no sábado anterior à terça-feira gorda.

COMIDA E DIVERSÃO EM FAMÍLIA

Em Eunice, a época do Mardi Gras é uma semana repleta de acontecimentos. A diversão para toda a família começa com música, artesanato e uma boucherie (açougue de porcos) à moda antiga, onde você pode comer praticamente todos os pratos cajun que seu coração deseja, desde boudin e torresmos até ensopado de espinha dorsal. No dia de Mardi Gras, junte-se à diversão no centro da cidade enquanto o Courir de Mardi Gras coleta a lista de ingredientes para o gumbo. Mais tarde naquele dia, relaxe com uma pequena festa de dança Cajun (chamada fais do-do) no Lakeview Park and Beach.

Church Point realiza seu Courir de Mardi Gras anual. A família pode começar a diversão com a corrida infantil e desfile no centro da cidade, depois seguir para o Courir de Mardi Gras, com cavaleiros fantasiados coloridos, carroças, charretes e música ao vivo. Persiga as galinhas, pegue um porco untado enquanto saboreia o tradicional gumbo, boudin e muito mais.

Bebidas estão presentes em toda celebração do Mardi Gras, e é por isso que sugerimos visitar a Bayou Teche Brewing em Arnaudville. Suas cervejas artesanais e pizzas preparadas na casa se complementam perfeitamente. Relaxe no pátio externo ideal para toda a família e desfrute de entretenimento ao vivo, curiosidades e outros eventos divertidos.

E por falar em comida, visite o Supermercado Bourque em Port Barre e experimente o toque de padaria na delícia do Mardi Gras que todos conhecemos e amamos – o King Cake! O Bourque’s oferece king cakes em uma variedade de sabores, mas o Boudin King Cake é o epítome do Cajun. O Cajun Country Mardi Gras é obrigatório para quem procura a autêntica Louisiana. Programe-se agora para comparecer às festividades deste ano e participar do Courir de Mardi Gras.

Música

Ao mesmo tempo um modo de ser e uma celebração pública, o Mardi Gras reflete para o mundo o que os moradores da Louisiana já sabem: vale a pena curtir boa música.

Nenhum som define o Mardi Gras. Em vez disso, é a essência de alguns gêneros – um pouco de jazz, um pouco de blues, um pouco de mambo. É díspar. É incomum. E é moldada pelas suas raízes francesas, caribenhas, africanas e espanholas. Talvez a melhor maneira de curtir o feriado seja observar uma segunda linha de índios do Mardi Gras, cujos espetáculos divertidos perpetuaram o gênero. As apresentações são jazzísticas, energéticas e centradas nos metais, uma chamada e resposta animada entre o intérprete e o observador. Na verdade, o estilo é tão distinto que muitas das celebrações do estado imitam esse som específico de Nova Orleans. Ao ouvi-lo, você reconhecerá o espírito intrínseco do Mardi Gras, que é algo único e envolvente. Como disse uma vez o artista de Nova Orleans, Dr. John, ‘“A música de Nova Orleans não foi inventada, apenas cresceu naturalmente, com alegria e apenas por diversão”.

As festividades deste ano culminam na terça-feira, 13 de fevereiro, em erupções vibrantes e barulhentas de alegria – um precursor oportuno do Ano da Música da Louisiana. Se você não pode comemorar o feriado aqui, aproveite nossa coleção de composições dignas para desfilar em casa.

Sobre a história

Agora um fenômeno cultural, o Mardi Gras começou como uma prática cristã – particularmente católica romana. Na terça-feira antes da Quaresma, que marca um período de penitência e jejum, os foliões desfrutavam de quantidades generosas de alimentos ricos e saborosos. Essa tradição ficou conhecida como Mardi Gras, ou “Terça-feira Gorda”. Os moradores da Louisiana comemoram com semanas de antecedência, porém, durante a temporada chamada Mardi Gras (carnaval). É comum ver tons de roxo, verde e dourado (que representam fé, justiça e poder, respectivamente) em vitrines de lojas, bandeiras de bairros e king-cakes. É igualmente comum assistir a centenas de carros alegóricos chamativos ou participar de um baile de máscaras. As tradições do Mardi Gras diferem regionalmente: você encontrará desfiles com toques de jazz no estilo de Nova Orleans no bayou e uma galinha correndo por sua vida pela região sul. As celebrações variam, claro, mas a boa música é unânime: é tão importante para a cultura da Louisiana quanto o feriado.

https://www.explorelouisiana.com/mardi-gras-music-playlist

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui