Cemitério da Consolação à noite: um passeio diferente pela história de São Paulo

O tour noturno acontece na sexta-feira (23) a partir das 19h.

Na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, acontece o passeio noturno no Cemitério da Consolação. O evento, organizado pela Consolare, em parceria com o projeto “O que te assombra?” e o Reconheça São Paulo, oferece oportunidade às pessoas de conhecerem a história e o legado de diversas personalidades importantes e modernistas que estão sepultadas no local.

Durante o tour, conduzido por Thiago de Souza, idealizador do “O que te assombra?”, e pela historiadora Viviane Comunale, os visitantes terão a oportunidade de percorrer os túmulos de ilustres personalidades que desempenharam papéis significativos na história do Brasil e da cidade de São Paulo.
Entre os nomes presentes no cemitério, destacam-se Luís Gama, poeta e jurista conhecido como patrono da abolição da escravidão; Líbero Badaró, médico, jornalista e patriarca da Imprensa Livre; e três membros do grupo dos modernistas: a pintora Tarsila do Amaral e os poetas Mário e Oswald de Andrade.
Serão abordados ainda aspectos sobre os milagreiros (santos populares) Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, além de explorar a arte tumular de modo geral e protagonistas de lendas e cenas urbanas marcantes, como os irmãos “dos Reis”, envolvidos no triste episódio do crime do Castelinho da Rua Apa, e Dona Yayá, que viveu à margem de sua autonomia em um manicômio particular após sofrer interdição psiquiátrica.
Os passeios noturnos no Cemitério da Consolação acontecem mensalmente desde agosto de 2023. Devido à alta demanda, os ingressos são limitados a 130 participantes por passeio. No primeiro passeio do ano, no dia 24 de janeiro – véspera do aniversário de São Paulo, os ingressos esgotaram em menos de duas horas.
Cemitério da Consolação

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, ele é um museu a céu aberto, repleto de histórias cativantes e figuras notáveis que ajudam a contar a história da cidade.
Serviço

Passeio Noturno no Cemitério da Consolação:

  • Data: sexta-feira, dia 23 de fevereiro, das 19h às 21h30;
  • Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP)
  • Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Link para a retirada dos ingressos AQUI. Limite de 130 ingressos.

*Importante: em caso de chuva, a visita está automaticamente cancelada.

Inscreva-se

Nossos colunistas

456 POSTS

Colunas

Alerta sobre a importância de adotar uma dieta alimentar saudável

Recomendações da OMS destacam que a população deve consumir...

Vital Card lança seguro para viagens terrestres na América Latina

As viagens rodoviárias ganharam força durante a pandemia e...

Dança egípcia auxilia na saúde, emagrecimento e autoestima

A bailarina Giselle Kenj é referência no Brasil em...

Artigos populares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui