Como o Pilates ajuda a melhorar a concentração, o equilíbrio emocional e a qualidade de vida

Fisioterapeuta explica os benefícios do método para a saúde mental
A busca por uma vida equilibrada tem se tornado cada vez mais importante, e quando falamos nisso, não podemos deixar de lado a saúde mental, que desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar.

Nesse contexto, o Pilates tem se destacado como uma prática complementar que contribui para o tratamento de problemas psicológicos que afetam a nossa rotina.  Os benefícios do Pilates para a saúde física e mental são notáveis.

De acordo com a fisioterapeuta Josi Araújo, da Pure Pilates, durante uma aula organizada, é possível promover respostas fisiológicas importantes para a saúde mental do aluno.  

Um dos pontos em que o Pilates se destaca é na melhora da concentração e do foco. “A concentração é um dos princípios do pilates, ou seja, a mente precisa controlar o corpo. Isso porque os exercícios nos exigem maior foco sobre os movimentos que estão sendo executados. O método contribui para afastar os gatilhos mentais que geram ansiedade, como preocupações e estresse causado pelo trabalho“, declara Josi.

Com o tempo, essa capacidade se torna mais fácil e natural, podendo ser aplicada em outras áreas e momentos da vida. Além disso, o Pilates pode ser uma opção de tratamento complementar para problemas relacionados à saúde mental. Segundo a especialista, por ser um método multidisciplinar, ele agrega diversos benefícios, principalmente por utilizar a respiração a favor dos exercícios.  

E não existem limites para a prática do pilates! Ele é indicado para pessoas de todas as idades que buscam qualidade de vida. “Sua abordagem global permite um trabalho sinérgico entre músculos e mente. Conforme os exercícios vão mudando e a prática vai evoluindo, o aluno precisa lidar novamente com sua capacidade de concentração em torno do novo movimento, até que executá-lo se torne mais fácil e natural“, explica Josi. 

O método é uma prática que vai além do exercício físico. Seus benefícios para a saúde mental são inegáveis, melhorando a concentração, o equilíbrio emocional e a qualidade de vida. “No Pilates trabalhamos muito com a respiração, postura, musculatura e equilíbrio, que quando combinadas com os objetivos específicos do tratamento de diversas doenças mentais, torna o método importantíssimo na prevenção e alívio dessas doenças“, conclui a fisioterapeuta. 

Inscreva-se

Nossos colunistas

460 POSTS

Colunas

Artigos populares

Pousada Encantos de Socorro se prepara para o Festival de Inverno e Festas de Agosto

A Pousada Encantos de Socorro, localizada na Estância Hidromineral de Socorro,...

Seja jurado internacional de vinho por um dia

Ser jurado internacional de vinhos é uma experiência única...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui