Conheça quatro exercícios faciais para redução das rugas

Criado pela especialista Aline Senatore, o método Xô Rugas ensina como amenizar as marcas da pele em apenas 40 dias sem procedimentos estéticos.

Fazer exercícios físicos já é uma realidade na rotina de cuidados com o corpo. De modo geral, eles servem para fortalecer a musculatura, o que colabora também na estrutura da pele e na proteção dos ossos. No entanto, mesmo que o rosto seja composto de mais de 40 músculos que agem nas expressões faciais, exercitar a face ainda não é muito comum.

A ciência já comprova o benefício dos exercícios faciais no enrijecimento e fortalecimento dos músculos, cuja ação ao gerar as expressões faciais tornam visíveis as chamadas rugas dinâmicas, como as linhas na testa, e geram as rugas estáticas, aquelas de podem ser vistas mesmo sem contração muscular e indica que 30 minutos de exercícios diários já são suficientes para ver resultados significativos em algumas semanas.

Dentre as principais estruturas musculares da face, o músculo orbicular dos olhos, relacionado aos pés de galinha; o zigomático, na região da maçã do rosto; o orbicular dos lábios, que atua na formação do bigode chinês; e o depressor do ângulo da boca, no canto dos lábios; são os mais importantes de serem trabalhados.

Veja quatro exercícios básicos para ajudar a musculatura facial:

Bigode chinês

Para suavização das dobras nasolabiais, o famoso bigode chinês, Aline desenvolveu um exercício que eleva as bochechas e os cantos da boca, além de tonificar o rosto.

“Coloque as palmas das mãos sobre as orelhas, aplique uma ligeira pressão e puxe as mãos para a parte de trás da cabeça. Dobre os lábios superiores e inferiores sobre os dentes sem enrugar os lábios e levante os cantos da boca com um sorriso bem exagerado. Segure esse movimento por 30 segundos”, explica a especialista.

Pescoço e colo Para corrigir a postura e tonificar tanto o rosto quanto o colo, Aline indica exercícios que devem ser realizados duas vezes ao dia. “Cruze as mãos e coloque as palmas sobre o peito, bem abaixo do pescoço, verifique se o seu dedão está no meio dele. Vire a cabeça para a direita e ponha a língua para fora com força em direção ao canto superior direito. Mantenha por 10 segundos. Vire a cabeça para a esquerda e ponha a língua para fora com força em direção ao canto superior esquerdo. Mantenha por 10 segundos. Repita 2x ao dia”, detalha.

Código de barras
 
Para redução das rugas que se formam em volta da boca, a especialista destaca que é lubrificar bem a pele antes de fazer exercícios e nunca executá-los com a pele seca.
 
“Essa é uma pressão que ajuda a diminuir as linhas ao redor da boca. Você irá cobrir os dentes superiores e inferiores com os lábios e com os dedos fará pressão de vai e volta por 20 repetições”, diz Aline sobre o exercício desenvolvido por ela.
Testa e olhos
 
Segundo Aline, os exercícios reduzem movimentos desnecessários na região, reduzindo as rugas, assim como tonificam os olhos e as pálpebras, melhorando a flacidez.
 
“Posicione os polegares em cada lado do nariz, como um binóculo. Segure firme nessa posição, certificando-se de não franzir a testa. Abra o peito e abaixe as escápulas. Olhe para um ponto à distância e foque bem, contraindo os olhos por 10 segundos. Feche os olhos e relaxe por 3 segundos. Abra os olhos o máximo possível. Mantenha por 10 segundos enquanto pressiona os dedos indicadores firmemente sobre as sobrancelhas, certificando-se de que nem elas e nem a testa se movem. Feche os olhos e relaxe por 3 segundos. Repita 2x ao dia”, afirma.

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